II Conferência Municipal de Saúde Mental será realizada no mês de abril

Acontece no dia 19 de abril, das 08h às 17h, no Espaço Cultural da Urca, a II Conferência Municipal de Saúde Mental de Poços de Caldas, realizada pela secretaria de saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Neste ano o tema abordado será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria destaca a relevância de tratar o tema em Poços. “O tema que será abordado nesta  conferência, retrata o quanto as políticas públicas estão voltadas para a questão do ser humano de forma holística, terminando assim, a dicotomia que existia no passado entre saúde mental e saúde, garantindo liberdade, autonomia, assistência em todos os serviços de saúde, bem como o acesso aos serviços de atenção psicossocial do SUS para todos os indivíduos que possuem algum tipo de transtorno mental.”

A Conferência de Saúde Mental tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para a cidade.

Durante a Conferência serão discutidos os seguintes temas:

I- Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;

II- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia;

O credenciamento será realizado no dia da conferência a partir das 8h30, logo após, será realizada a abertura e composição da mesa, seguido de uma mesa redonda com o tema principal mediada pelo Psiquiatra, Dr. Júlio Santa Rosa e Técnicos do Serviços Substitutivos de Saúde Mental.

Depois será feita a leitura e aprovação do regulamento e organização dos grupos para discussão. Após o intervalo para o almoço, acontecerá a discussão dos grupos, seguida pela plenária final, escolha dos delegados e apresentação do relatório final.

A Coordenadora da Divisão de Atenção Psicossocial, Cristina Navarro ressaltou que as conferências de Saúde Mental são essenciais para atualizar as políticas públicas sobre a temática. “As conferências de Saúde Mental contribuem substancialmente para uma política de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as politicas de governos em todas as esferas da federação em um sistema descentralizado e integrado de saúde. São formas de revisar e atualizar as politicas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial.Existe o movimento de investimento nas formas asilares de cuidado, em detrimento à modelos substitutivos ao manicômio e que priorizem a atenção em saúde mental no território do usuário. O debate tem a proposta de identificar avanços e desafios para a saúde mental. A Conferência é uma das principais ferramentas de participação e controle social, permitindo a gestão democrática do SUS pelos seus principais atores: sociedade, gestão e profissionais de saúde.”