Incubadora Social de Poços é inspiração para implantação de iniciativa em Caldas/MG

A equipe da Prefeitura da cidade de Caldas/MG esteve em Poços de Caldas para conhecer o funcionamento da Incubadora Social do município. A cidade quer implantar um projeto nos moldes da que já funciona em Poços.

Participaram da visita a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luciane Barbosa de Oliveira Junqueira, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Caldas, Tânia Mara Junqueira, a diretora de Desenvolvimento Econômico, Thais Helena Carvalho Fonseca e a diretora de Promoção e Assistência Social, Maisa Silva de Jesus.

“Ficamos muito contentes em realizar esse trabalho de consultoria junto a representantes de outros municípios, que nos visitam para implantar modelos semelhantes em suas cidades. Isso demonstra a seriedade e o profissionalismo que fazem com que a Incubadora Social de Poços seja referência para a região”, destaca a terapeuta ocupacional Patrícia Belchior de Ávila, técnica de referência da Incubadora Social.

A trajetória da Incubadora Social de Poços de Caldas teve início em 2005, com a idealização do Projeto Dê Futuro. Em 2014, a iniciativa foi formatada como Incubadora Social. Em 2019, as atividades foram descentralizadas e, em 2020, a metodologia foi reformulada. A iniciativa já foi agraciada com o selo Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social em 2012 e 2018.

A Incubadora
A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social que promove espaços de acolhimento, capacitação e assessoria visando à inclusão produtiva, ao empreendedorismo, empoderamento, independência e autonomia pessoal e financeira do público atendido.

O programa da Secretaria Municipal de Promoção Social oferece oficinas de capacitação, qualificação e formação profissional em diversas áreas e assessoria técnica para aperfeiçoamento e gestão do trabalho. O impacto desejado é a ampliação da geração de renda do público atendido pelo programa, através da comercialização de seus produtos e ou serviços. Por isso, a Incubadora conta também com loja física e virtual.

O público-alvo do programa é formado por adultos a partir de 18 anos em situação de risco, vulnerabilidade econômica e/ou social, atendidos e encaminhados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio de seus serviços CRAS, CREAS e Centro POP, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) parceiras e rede intersetorial.