Iniciativa do Banco de Alimentos de Poços é inspiração para projeto da cidade de Joinville/SC

A iniciativa do Banco de Alimentos de Poços de Caldas, intitulada “Articulação Intersetorial pela promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em Poços de Caldas-MG”, está inspirando ações semelhantes pelo país. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Assistência Social do município de Joinville, em Santa Catarina, entrou em contato para informar que vai desenvolver um projeto baseado no trabalho executado em Poços de Caldas.

Segundo a nutricionista da área de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Joinville, Camila Tavares, a cidade conheceu a iniciativa poços-caldense na I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS, realizada na cidade de Itajaí/SC, em setembro deste ano.

O trabalho traz a experiência do município de Poços de Caldas, que encontrou na articulação intersetorial um meio de promover a alimentação adequada e saudável para centenas de famílias em vulnerabilidade social, com membros portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), através do fornecimento de Cestas Verdes (cesta com hortaliças, legumes e frutas da época).

A ação local também contribuiu para elaboração da Portaria de número 25, de 1 de setembro de 2023, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que estabelece orientações para priorização e organização da atenção aos indivíduos e famílias em insegurança alimentar e nutricional no âmbito da assistência social, saúde e segurança alimentar e nutricional.

“Sem dúvida, esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para a cidade, principalmente para a nossa equipe, que trabalha sem medir esforços para atender quem mais precisa, que são as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar”, destaca o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto.

A iniciativa envolve três sistemas: Sistema Único de Saúde (SUS), através das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), por meio do Banco de Alimentos e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).