Inscrições abertas para edital de patrocínio a projetos culturais

Patrocínio a projetos culturais leva iniciativas para locais descentralizados (Foto: Tamiris Alves)

A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas lançou, na última sexta-feira (14), o edital de chamada pública para patrocínio a projetos culturais, que tem como proposta fazer com que as diversas iniciativas dos agentes de cultura locais cheguem diretamente à população, nos bairros de todas as regiões da cidade.

O Edital Secult 8/2024 – Chamada Pública para Concessão de Patrocínios pela Prefeitura de Poços de Caldas para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura – visa, especialmente, proporcionar a oportunidade do encontro entre o fazedor de cultura local e seu público.

Além de movimentar o ecossistema da cultura e da economia criativa no município, o edital é de grande relevância para a comunidade poços-caldense, que recebe e participa das ações em seus próprios territórios culturais.

As ações devem ser realizadas presencialmente, em áreas descentralizadas do município, atuando de maneira fundamental na democratização do acesso e na formação de público nos diferentes territórios culturais locais, dando prosseguimento à política de investimentos no setor cultural.

“O Edital de Patrocínio é de grande relevância dentro das políticas públicas culturais, em atendimento ao Plano Municipal de Cultura, especialmente porque visa viabilizar iniciativas que sejam realizadas nos territórios culturais, encontrando as pessoas nos locais onde elas residem, estudam ou trabalham, atuando de maneira fundamental na descentralização do acesso e na formação de público para a arte e a cultura. Sem dúvida, é um dos grandes investimentos que a atual administração vem fazendo ao longo dos últimos anos, levando projetos das mais variadas linguagens artísticas e das mais diversas temáticas para todas as regiões da cidade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Patrocínio
Poderão ser inscritos projetos que sejam realizados em Poços de Caldas, por artistas, produtores e agentes culturais residentes e domiciliados no município, que atendam exclusivamente a cidade em locais públicos, gratuitos e descentralizados e que sejam realizados entre os meses de agosto a dezembro de 2024. Pautando-se na continuidade do encontro presencial da arte com a população, não será permitida a realização de projetos na modalidade on-line. O valor global estimado do edital é de R$ 1 milhão. Serão selecionados 100 projetos no valor máximo de R$ 10 mil.

Inscrições
Poderão participar da seleção pessoas físicas e jurídicas, residentes e domiciliadas no município de Poços de Caldas, sendo necessária a comprovação de atuação na área cultural do proponente,

Os projetos deverão ser inscritos no prazo de 14 de junho até 18h do dia 5 de julho de 2024, mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/UevhYAtBFQnjLssr8, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado “Editais da Cultura”.

O Edital Secult 8/2024 – Chamada Pública para Concessão de Patrocínios pela Prefeitura de Poços de Caldas para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura foi publicado na Edição Suplementar do Diário Oficial do Município Nº 1471, da última sexta-feira, 14 de junho, disponível no www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou no link https://encurtador.com.br/tuZ7S.