Estão abertas as inscrições para a vivência com professores do 5º Roteiro do Projeto Você é Poços: “Minha terra tem Palmares”. A manifestação de interesse deve ser realizada pelo e-mail smeducacaoprojetos@gmail.com até o dia 20 de março. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Projetos de Educação Complementar pelo telefone 3697-5110.
O Você é Poços é um projeto de educação patrimonial que visa à aproximação dos moradores de Poços de Caldas com seus equipamentos históricos e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a memória da cidade. O público-alvo é formado por estudantes das escolas municipais, grupos dos programas ofertados pela Secretaria de Promoção Social e convidados.
O projeto, que já está no 5º roteiro, mobiliza diversas secretarias do município. Na última sexta-feira (8), foi realizada mais uma reunião de organização do novo roteiro. Antes do início das visitas com os alunos, acontece a vivência com os professores das escolas inscritas, para que os educadores já tenham conhecimento prévio sobre o roteiro e possam aproveitar a iniciativa de maneira pedagógica e formativa.
Desde o início do projeto, em 2017, mais de 2.500 pessoas já participaram das visitas, em 65 mediações. O primeiro roteiro teve enfoque no patrimônio arquitetônico do município, contemplando Thermas Antônio Carlos e Museu Histórico e Geográfico. Já o segundo roteiro visitou o Espaço Cultural da Urca e a Estação Mogyana e o terceiro proporcionou a valorização do Country Club. O quarto roteiro contemplou a Festa de São Benedito e a importância das manifestações da cultura popular.
“Minha terra tem Palmares”
O próximo roteiro do projeto visa recuperar e valorizar parte da história do povo negro em Poços de Caldas, especialmente no bairro Cascatinha. Os alunos da rede municipal de ensino vão visitar pontos importantes do bairro, como a Fonte do Monjolinho e a estátua de Zumbi, símbolo da resistência negra.
“A nossa proposta é abordar a história dos negros em Poços de Caldas, especialmente no Cascatinha, dialogando com a estátua de Zumbi, que é um símbolo de resistência. Além disso, vamos caminhar por uma parte do bairro, até a fonte do Monjolinho, para conversarmos também sobre patrimônio material e natural”, explica o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Donizete Corrêa Tereza.
O 5º Roteiro do projeto contará com diálogo sobre a história de Zumbi, dos negros e do bairro Cascatinha, caminhada mediada pelo bairro apresentando informações sobre nomes das ruas e topologia do lugar, roda de conversa com o Mestre Bucha, que cresceu no bairro e atua em manifestações artísticas de origem ou com heranças africanas e até com um jogo em formato de quiz, construído especialmente para o roteiro, com mapa e informações do bairro. As visitas com os alunos das escolas que manifestarem interesse terão início no dia 2 de abril.
O projeto envolve trabalhos de pesquisa, levantamento de dados, planejamento e parcerias. O Roteiro “Minha terra tem Palmares” conta com pesquisa e mediação de Thiago Quinteiro e Cleiton Donizete Corrêa Tereza, mediação de Mestre Bucha, arte e suporte de Marília Rossi, suporte de pesquisa de Sônia Maria Sanches e Letícia Siqueira Loiola, organização e logística de Mario Augusto Marques, Aniele Dias de Lima e Clariana de Oliveira Andrade Godoy e apoio da Auto Omnibus Circullare, que realiza do transporte dos alunos até os locais de visitação.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no link https://sites.google.com/view/projetovoceepocos.