Você está em:

Investir em Cultura é um bom negócio!

Força-tarefa busca viabilizar captação de recursos a projetos de Incentivo à Cultura

Entre as iniciativas está o envio de kits às empresas

Uma força-tarefa da Prefeitura, integrada pelas secretarias municipais de Cultura, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, capitaneada pelo gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, está empenhada em viabilizar a captação de recursos aos projetos de Incentivo à Cultura com certificados de aprovação para 2021 junto a empresas locais.

Neste ano, foram aprovados no Edital de Incentivo à Cultura 104 projetos, dos quais 81 seguem na busca por captação de recursos. O Incentivo à Cultura é um dos mecanismos de financiamento público previstos na Lei Municipal nº 9.037/2015, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Poços de Caldas. Por meio desse instrumento, as empresas locais repassam parte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) diretamente aos produtores culturais, sem dispor de nenhum recurso próprio extra.

“Articulamos um trabalho de sensibilização e orientação junto ao empresariado local no sentido de mostrar que investir em Cultura é um excelente negócio e que, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus, ainda é possível destinar parte do ISSQN aos projetos culturais. Sem nenhum custo adicional, a empresa demonstra sua responsabilidade social, faz a diferença na vida das pessoas atendidas pelos diversos projetos, movimenta a economia criativa do município e ainda ganha benefícios de grande valor em publicidade institucional e mídia espontânea”, destaca o vice-prefeito, Júlio César de Freitas.

“Articulamos um trabalho de sensibilização e orientação junto ao empresariado local”, destaca o vice-prefeito, Tio Júlio

Trabalho articulado
A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda atua na busca ativa de empresas aptas a patrocinarem os projetos culturais. Todas as empresas contribuintes do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), não optantes pelo Simples Nacional, que estejam em situação regular junto à Prefeitura podem patrocinar as iniciativas. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituição da empresa, apenas direciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidadania.

“A Secretaria Municipal de Fazenda se torna parceira para ajudar neste projeto, que é de grande importância, haja vista que a Cultura é um bom negócio e isso ficou ainda mais evidente na pandemia. Neste ano, estamos fazendo um trabalho de levantamento das empresas, dentro dos critérios de sigilo estabelecidos, para auxiliar o pessoal da Cultura nesta empreitada de grande relevância”, informa o secretário municipal de Fazenda, Alexandre Lino.

Já a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho faz a aproximação com o empresariado local. “Nos sentimos honrados de fazer parte desta força-tarefa porque, para além dos valores culturais, também temos uma atividade econômica que se desenvolve através da Cultura. São muitos agentes, pessoas economicamente ativas, que tiram seu sustento dos negócios culturais e, por outro lado, também geram atrativos de turismo, mantendo Poços de Caldas como uma cidade viva, acolhedora, que oferece renda e sustento para sua população através dos mecanismos de fomento à Cultura. É fundamental que possamos perpetuar essa prática da dedução fiscal e que esse investimento aconteça na Cultura de Poços de Caldas”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano.

“Acreditamos na retomada e no potencial das empresas para continuarem atuando nessas parcerias”, afirma o secretário de Cultura, Gustavo Dutra

A Secretaria Municipal de Cultura é a responsável pela interface junto aos empreendedores culturais. Com o estreito acompanhamento do vice-prefeito, Tio Júlio, a força-tarefa vem atuando junto ao empresariado local, levando em conta as dificuldades de captação no momento atual devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que atingiu especialmente empresas ligadas ao setor hoteleiro, por exemplo.

O mecanismo de Incentivo à Cultura existe há 25 anos no município. “O momento é atípico e diferente do ano passado porque o setor produtivo, que geralmente é parceiro na realização dos projetos culturais, ficou impedido de funcionar total ou parcialmente pelas medidas restritivas de enfrentamento da Covid-19. Acreditamos na retomada e no potencial dessas empresas para continuarem atuando nessas parcerias. Certamente, essa força-tarefa, criada no cenário pandêmico, trará frutos que serão colhidos em curto, médio e longo prazo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Oportunidade de negócio
No ano passado, 20 empresas poços-caldenses patrocinaram os 93 projetos que captaram recursos, totalizando aproximadamente R$ 820 mil deduzidos do ISSQN. “São projetos nas mais diversas áreas e públicos, que proporcionaram oportunidades de negócio, acesso à arte e à cultura, aplausos e sorrisos”, avalia o secretário de Cultura.

A cadeia produtiva da cultura foi uma das primeiras atingidas pelas medidas restritivas a partir da pandemia do novo coronavírus. Neste contexto, os projetos de Incentivo à Cultura se reinventaram e se adaptaram rapidamente ao formato virtual. As iniciativas que não puderam ser realizadas presencialmente foram readequadas, seguindo a tendência dos ambientes digitais.

Com isso, uma nova janela de alcance e divulgação se abriu com as redes sociais, plataformas de compartilhamento de vídeos e até mesmo com os serviços de conferência remota. Assim, a marca das empresas patrocinadoras agora alcança cada vez mais pessoas por meio dos projetos culturais, para além da divulgação tradicional.

Economia criativa
Para se ter uma ideia da potência da economia criativa poços-caldense, apenas nos últimos dois meses de 2020, a cadeia produtiva da Cultura injetou mais de R$ 1.125.000,00 na economia da cidade, somente via investimentos da Lei Aldir Blanc (LAB). Foram 554 agentes culturais em atividade, além de 110 profissionais da área técnica envolvidos, segundo levantamento da Secult/Poços.

“Acreditamos na força dos projetos culturais e da arte e da cultura, de forma geral, para levar alento, esperança e alegria às pessoas neste momento de distanciamento físico. A arte é de grande relevância para que possamos dar conta do atual momento, em todas as suas dimensões, e será ainda mais importante e necessária no pós-pandemia. E, para que tudo isso aconteça, a parceria das empresas é fundamental, somada aos investimentos com orçamento próprio do município, em consonância com as discussões propostas pelo Conselho de Políticas Culturais e suas câmaras setoriais”, finaliza o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Incentive um projeto cultural
Os representantes das empresas locais que queiram saber mais sobre o mecanismo de Incentivo à Cultura e conhecer os projetos aptos para captação podem entrar em contato pelos telefones (35) 3697-2389/2335, pelo Whatsapp 9 9273-0022 ou pelo e-mail secultpocos@gmail.com.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social