Você está em:

“Isolamento Domiciliar para quem chega do exterior é melhor medida para contenção do Coronavírus”, afirma Secretário de Saúde

Encontro reuniu profissionais de Saúde esta tarde

Profissionais de Saúde das redes pública e privada se reuniram na tarde desta quinta, 12, no Teatro Benigno Gaiga/Espaço Cultural da Urca, para atualização de procedimentos relacionados ao Coronavírus. O encontro promovido pela Vigilância Epidemiológica, trouxe as últimas notícias, além de esclarecer dúvidas dos profissionais. Nesta sexta, 13, novo encontro será realizado com os profissionais que não puderam comparecer nesta quinta. “A Organização Mundial de Saúde decretou nesta quarta, 11, a pandemia, não existindo mais aquela lista de países com transmissão sustentada ou transmissão local. Com isso, o Brasil passa a usar como critério para identificar possíveis casos, a ocorrência de sintomas, histórico de qualquer viagem internacional e contato com casos confirmados. Estamos na fase de contenção e ela é fundamental para evitar a dispersão”, esclareceu Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Os procedimentos adotados atendem a protocolos do Ministério da Saúde e são supervisionados pelo CIEVS – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais. A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde, deve fazer contato imediato com o CIEVS, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado. O infectologista Mário Krugner, presente na reunião, defendeu que medidas já conhecidas pelos profissionais devem continuar sendo adotadas neste momento. “É fundamental a higienização das mãos, dos objetos de trabalho, como o estetoscópio por exemplo, temos que fazer o óbvio, o que já entendemos que deve ser feito, já que a transmissão é idêntica a das viroses de outono/inverno. É um vírus novo e o que nós já sabemos é que em adultos, jovens, crianças e gestantes, a letalidade é menor do que em idosos”.

Infectologista Mário Krugner respondeu as dúvidas dos profissionais

O secretário de Saúde Carlos Mosconi reforçou que o isolamento domiciliar para quem vem do exterior é a melhor maneira de evitar a propagação do vírus. “Pedimos o bom senso de quem está chegando do exterior, de quem tem histórico de deslocamento, de se resguardar, de evitar contato com outras pessoas, para nós tentarmos esta contenção. Com duas semanas esta pessoa não transmite mais o vírus, por isso a fase de contenção é fundamental. Além disso, conseguimos recentemente junto ao Ministério da Saúde, o credenciamento de uma segunda equipe do SAD – Saúde em Casa, e esta equipe também estará à disposição para o suporte domiciliar, caso necessário. Nossas unidades básicas e nossos pronto atendimentos estão preparados para este atendimento. É fundamental agir com segurança, tranquilidade, parcimônia e cuidado e é o que nós estamos fazendo”. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde montou um plantão de atendimento telefônico, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O número é o 3697-5973. Sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, podem caracterizar o Coronavírus, no entanto há também os casos assintomáticos.

Caso Suspeito

Esta semana foi notificado em Poços, o primeiro caso suspeito da doença. Trata-se de uma mulher de 58 anos, que chegou no final do mês, da região de Lombardia na Itália, área afetada pelo Corona. A paciente foi atendida na UPA, com sintomas comuns de gripe. No entanto, por conta do histórico de deslocamento, a paciente segue em isolamento domiciliar, foi aberta a notificação e colhido material para exame que comprovará ou não, a presença do Coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda este resultado.

Medidas Preventivas

O Coronavírus é transmitido pelo contato próximo, portanto algumas medidas fazem parte da recomendação para a prevenção do contágio. Lavar constantemente as mãos com água e sabão e utilizar o álcool gel 70% são aliados na desinfecção. Evitar o contato das mãos com áreas como rosto, boca e olhos também é importante. Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e evitar aglomerações, especialmente se estiver doente, fazem parte das medidas.

Vacinação Contra a Influenza

O Ministério da Saúde antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para o dia 23 de março. Na primeira etapa da ação, serão imunizados trabalhadores de saúde e idosos. O objetivo é proteger primeiro os públicos mais vulneráveis contra quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade podem levar a óbito. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Na segunda etapa da Campanha, a partir de 9 de maio, quando também ocorre o Dia D, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha segue até o dia 23 de maio.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social