Janaína Amado, de Terror na Festa, é a autora indicada da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, a autora indicada é a baiana Janaína Amado, que nasceu em Salvador e já morou em vários lugares: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Estados Unidos. Hoje vive em Brasília. Professora universitária, publicou vários livros de História.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1976) e estágios de pós-doutorado no Woodrow Wilson Center for Scholars (Washington D.C.,1989), na Johns Hopkins University (Baltimore, 1990), Universidade de Lisboa (Lisboa, 1996-97) e The Newberry Library (Chicago, 2000).

Atuou como Fulbright Professor em Manhattanville College (Nova York, 2005-6) em experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e História do Brasil. Publica também na área de literatura, escrevendo para adultos e crianças.

Pela Série Vaga-lume, publicou Terror na festa. Escreve o livro foi uma experiência muito especial que fez a autora se sentir criança de novo. Janaína nunca se esqueceu da primeira vez, há muitos anos, em que assistiu a festa do Divino, na pequena cidade de Pirenópolis, estado de Goiás.

Por isso, resolveu fazer dessa festa o cenário para esta divertida aventura juvenil. E como ela confessa: “Esta história é uma homenagem ao povo de Pirenópolis e à sua festa, que continua a acontecer todos os anos, muito animada, em agradecimento por momentos de magia”.

Terror na Festa
Em Pirenópolis, cidade do Planalto Central, um monstro perturba os festejos das Cavalhadas. Um grupo de jovens que participava da festa é abordado pela atrapalhada criatura, que precisa desesperadamente de ajuda!

E se de repente um monstro enorme, peludo, com garras afiadíssimas e muita, mas muita sede de sangue, quisesse marcar um encontro com você à meia-noite, na porta do cemitério? E se esse monstro terrível, depois de assustá-lo, lhe pedisse ajuda?

Certamente você não acreditaria numa palavra dele, não é mesmo? Mas Irenona, Bié, Paloma, Mateus e Cientista Maluco acreditaram. E caíram numa armadilha cheia de surpresas e perigos, que pode levá-los à morte. A não ser que… Bom, você vai ter que acompanhar as aventuras dos cinco amigos para saber o que acontece.

Terror na Festa está disponível para empréstimo em três unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab). Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h.

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.