Janeiro Roxo reforça a conscientização sobre a Hanseníase

Em janeiro é realizada a campanha anual de combate à Hanseníase, mês intitulado como “janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

Esse evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma.

A hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae (ou bacilo de Hansen), que afeta a pele e nervos periféricos. Os principais sintomas são as manchas na pele em tons esbranquiçados, acobreadas ou acastanhados com diminuição de sensibilidade, perda da força muscular, acometimento nos olhos, mãos e pés, dormência nos braços e nas pernas, caroços que aparecem e desaparecem e entupimento nas narinas.

A doença, que possui desenvolvimento lento, é transmissível e pode gerar deformidades e incapacidades permanentes que geram um grande estigma social, se não for tratada.É muito importante não ignorar os sintomas e procurar atendimento médico o mais rápido possível para evitar as sequelas e a transmissão para outras pessoas.

A enfermeira Cristina Filomena Lazzari Gomes, referência técnica do Programa Municipal de Hanseníase falou sobre a importância de se atentar aos sinais. “A hanseníase é uma doença muito antiga e a campanha é de extrema importância na saúde pública, uma vez que o Brasil é o segundo em número de casos da doença. É importante ficar atento aos principais sinais e sintomas, pois o diagnóstico precoce é importante para para que o paciente tenha menos sequelas da doença. O tratamento é gratuito pelo SUS e a duração é de seis a doze meses.”

A Hanseníase é uma doença que tem cura, é transmitida pelas vias aéreas de uma pessoa que tenha com a doença e ainda não esteja se tratando.

O Programa Municipal de Hanseníase, se localiza na Policlínica Central, com atendimento na sala 26, das 07h às 11 (manhã) e das 12h às 16h (tarde), de segunda a quinta e sexta das 07h às 11h.

Programa Municipal de Hanseníase

Em 2023, foi identificado apenas 01 caso novo em pessoa do sexo feminino, com 74 anos e está sendo tratada pelo SUS.

O Programa em Poços atende a casos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. A equipe do Programa é composta por enfermeiros, dermatologista, nutricionista, laboratorialista e técnicos de enfermagem. Em caso de dúvidas ou de qualquer sintoma, é fundamental procurar atendimento médico na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa ou na sede do Programa Municipal, no prédio da Policlínica Central.