Joy of Moving: programa do Grupo Ferrero retoma atividades presenciais com formação de educadores em Poços

O programa Joy of Moving, iniciativa do Grupo Ferrero que visa incentivar o prazer e o hábito da prática de exercícios físicos entre as crianças, desenvolvido em Poços de Caldas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, retomou suas atividades presenciais na última terça-feira (26), com o encontro de formação dos educadores realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde.

Professores regentes, professores de Educação Física e auxiliares de Desenvolvimento Infantil da Rede Municipal de Ensino participaram do evento, que contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do presidente da Câmara Marcelo Heitor, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, do diretor de Assuntos Corporativos da América do Sul do Grupo Ferrero, Fernando Careli, do diretor industrial Orvando Ferreira, entre outros convidados.

Na programação, as palestras “O programa Joy of Moving: Recursos de Formação” e “Os quatro pilares do Joy of Moving”, com os coordenadores do programa, os professores Ana Barela e José Barela, além da apresentação da teoria e prática da metodologia.

Em Poços de Caldas, a parceria para a aplicação da metodologia “Joy of Moving” teve início em 2018 e envolve cerca de 300 servidores das escolas municipais, atingindo diretamente mais de 9 mil alunos, da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamental.

“O programa não seria um sucesso se não fosse o engajamento dos professores, que acreditam na proposta. Tive a oportunidade de fazer visitas nas escolas, antes da pandemia, e fiquei muito feliz com o trabalho. Certamente, o Joy of Moving está dentro das inovações que Poços de Caldas quer trazer para a Educação, proporcionando para esta geração tecnológica a oportunidade de se exercitar com prazer”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.

Durante a pandemia da Covid-19, os educadores puderam contar com atividades adaptadas para o formato on-line e, agora, o trabalho presencial será retomado. “O programa Joy of Moving é a menina dos olhos do Grupo Ferrero no mundo todo, implementado em 36 países e, sem dúvida, o trabalho em Poços de Caldas é extremamente valioso neste contexto. Muito obrigada pela parceria, pelo empenho e pela dedicação. Iniciamos esta trajetória em 2018, aprendemos muito nesses anos, fomos desafiados pela pandemia e, agora, vivenciamos esse novo momento de reiniciar o programa e de reestabelecer a conexão com os educadores e os alunos. As crianças ativas de hoje serão adultos mais felizes amanhã”, ressaltou o diretor de Assuntos Corporativos da América do Sul do Grupo Ferrero, Fernando Careli.

A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, enfatizou a relevância da parceria com a empresa no desenvolvimento de iniciativas que têm grande impacto na comunidade. “Estamos vivenciando uma iniciativa de uma empresa que fez de Poços de Caldas a sua casa, assumindo sua responsabilidade social”, afirmou.

O diretor industrial da Ferrero, Orvando Ferreira, disse que o programa traz benefícios imensuráveis para a comunidade e que, com a retomada, a iniciativa será ampliada.

O programa
O programa inspira crianças e jovens a terem hábitos saudáveis, por meio de jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades-chave. A alegria do movimento muda espontaneamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação.

“No desenvolvimento humano, o movimento antecede a fala. Nós nascemos nos movimentando. É preciso que o corpo também seja matriculado na escola, com a promoção de uma educação de corpo inteiro. Por isso, quero parabenizar e agradecer a Ferrero pela iniciativa”, disse o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que é professor de Educação Física.

O método educativo Joy of Moving é uma metodologia inovadora relacionada ao movimento – que nasceu do conceito de jogar – e permite que as crianças melhorem ou adquiram habilidades específicas enquanto se divertem. As atividades promovem o desenvolvimento em quatro aspectos: aptidão física; coordenação motora; funções cognitivas e criatividade; e habilidades de vida.