Você está em:

Luís Fernando Pereira, de Caminho de Volta, é o autor indicado da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor indicado é Luís Fernando Pereira. Ele nasceu em São Paulo, em 1976. Formou-se em Jornalismo e fez pós-gradução em Comunicação e Semiótica. Autor de títulos infantojuvenis e paradidáticos, atua como professor, revisor e preparador de textos. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Além de escrever, outra coisa que Luís Fernando adora fazer é pesquisar sobre arte, mitologia e cultura.

Pela Série Vaga-lume, escreveu Caminho de Volta. Embora não seja uma autobiografia, Luís Fernando confessa que alguns episódios foram inspirados em lembranças da sua infância. E ele tem mesmo várias semelhanças com o seu personagem: o fascínio por labirintos, a admiração pelo Homem Aranha, a incompatibilidade com a escola quando era garoto. Ah, sim, e uma letra feia de doer!

Ele se considera um romântico antiquado, que vive de sonhos e fantasias. Mas, nos seu caso, os sonhos e as fantasias não são recursos para fugir da realidade; são, antes, estímulos para realizar coisas importantes. Para Luís Fernando, a grande sabedoria que adquiriu foi descobrir que o presente é o tempo que mais importa em nossa vida.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas tem um livro do autor na Série Vaga-lume: Caminho de Volta.

Caminho de Volta
Um homem relembra sua pré-adolescência e o difícil processo de amadurecimento: a perseguição no colégio, a incompreensão dos adultos e o refúgio no mundo da fantasia. Ainda bem que o amor ajuda a superar essas barreiras.

Caminho de Volta está disponível para empréstimo em três unidades de acesso público. Confira os endereços e horários de funcionamento.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Acompanhe as novidades no @bibliotecaspublicasdepocos.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social