Marcos Bagno, de A vingança da cobra, é o autor da série Vaga-lume desta semana

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é Marcos Bagno, escritor, tradutor e professor de linguística na Universidade de Brasília (UnB). É doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo. Atua em obras dedicadas ao público infantojuvenil, tendo diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados entre literatura e obras técnicas e didáticas.

Em 2012 recebeu o terceiro lugar do Prêmio Jabuti na categoria juvenil com a obra “As Memórias de Eugênia” e, no ano seguinte, o livro infantil Marcéu recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional Glória Pondé na categoria juvenil.

Pela coleção Vaga-lume publicou “A vingança da cobra”.

A vingança da cobra
O velho Otto era o morador mais querido de Ocaporã e seus remédios naturais eram utilizados por quase todos da cidadezinha. Que interesse alguém poderia ter em prejudicá-lo? Seus remédios estariam mesmo envenenando pessoas, como estavam dizendo? Quem eram aqueles forasteiros que chegaram à cidade justamente quando a confusão começou?

Nino e Mariinha enfrentam situações perigosas e intrigantes para ajudar Otto a provar sua inocência nessa misteriosa história em que toda a atenção é necessária. Mas cuidado, pois o veneno da cobra pode estar em qualquer canto!

O título está disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário, no Espaço Cultural da Urca e Júlio Bonazzi, no Monjolinho.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.