Membros do Conselho Municipal do Idoso participam de capacitação

Os membros do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas participaram, na última quinta-feira (9), de uma capacitação voltada para o estudo e aprofundamento de dados e informações sobre a área de atuação do órgão.

A formação foi realizada no salão da Igreja Metodista, na Rua São Paulo. “A capacitação é voltada ao estudo e a expansão de informações na área de atuação do Conselho Municipal do Idoso, apresentando leis que tratam da proteção, promoção e garantia dos direitos das pessoas idosas e possibilitando a reflexão e a compreensão do contexto em que estão envolvidos”, informa a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Suelen Bravo Machado.

O objetivo geral da capacitação é que os conselheiros tenham cada vez mais conhecimentos para atuarem no processo de fortalecimento das políticas públicas para proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão permanente, deliberativo e paritário, composto por representantes dos órgãos e entidades públicas e das organizações representativas da sociedade civil ligadas à área. O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e composto por representantes da própria secretaria, das secretarias de Educação, Esportes e Lazer, Saúde e Procuradoria, de associações dos aposentados, grupos de convivência, instituições, assistentes sociais, entre outros.

Os membros do Conselho Municipal do Idoso e seus suplentes são indicados pelas áreas representativas e designados por ato do Prefeito Municipal, para mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O papel do CMI é orientar e acompanhar a gestão das políticas públicas voltadas para os direitos da pessoa idosa.