Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomaram posse nesta sexta (12)

No dia 12 de abril, sexta-feira, o Espaço Cultural da Urca foi palco da cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Poços de Caldas. A solenidade, que contou com a presença de representantes de diversas entidades e setores da sociedade, marcou o início do novo biênio 2024/2025 na gestão da saúde pública do município.

O Conselho Municipal de Saúde é uma instância de controle social que tem como objetivo principal fiscalizar e deliberar sobre as políticas públicas de saúde, garantindo a participação da comunidade na formulação e execução das ações voltadas para o bem-estar da população.

Em seu discurso, o vice-prefeito, Júlio César de Freitas enfatizou a necessidade do trabalho em conjunto para o bem da população. “Com a posse dos novos conselhos, temos uma oportunidade única de promover mudanças significativas e positivas em nossa comunidade. Que esses conselhos cheguem com energia renovada, prontos para fazer a diferença em cada vida que tocamos. Lembre-se sempre: o sucesso do conselho é o sucesso de cada munícipe nosso. Vamos trabalhar juntos para garantir que tenhamos uma saúde que seja um sucesso desde o nascimento até a vida adulta, cuidando de cada indivíduo com o respeito e a dignidade que eles merecem.”

O secretário de Saúde, Thiago Mariano destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde. “Estimulo todos vocês a continuarem firmes em sua missão de trabalhar incansavelmente pela saúde de Poços de Caldas. Que possamos continuar aprimorando nossos serviços e garantindo um atendimento cada vez melhor à nossa população. Juntos, somos capazes de enfrentar os desafios que surgem e de construir um futuro mais saudável e próspero para todos. Conto com o comprometimento e a dedicação de cada um de vocês para que possamos alcançar nossos objetivos comuns. Vamos seguir em frente, com determinação e solidariedade, em prol da saúde e do bem-estar de nossa cidade.”

Entre os membros empossados, destacam-se representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas dos trabalhadores em saúde, membros do governo e prestadores de serviços privados, conveniados ou sem fins lucrativos.

Dentre os membros empossados, destacam-se:

Entidades e Movimentos Representativos de Usuários:

• Regina Alves e Daniela Portela Marcial Alves, representantes da Academia Poços-Caldense de Letras;
    • José Xavier Pereira e Gislaine Manucci, representantes do Sindicato Patronal das Empresas de Laboratórios de Análises Clínicas de Poços de Caldas (SIPELAC);
    • Valéria Pereira Ayuso e Dalma Maria da Silva, representantes da Central de Assistência Específica José Maria Rodrigues (CAÉ);
    • Juliana Alves Soares e Rodrigo Augusto Maia, representantes da Igreja Anglicana de Poços de Caldas;
    • Pedro Alexandre Neto e Silvana de Cássia Gonçalves Souza, representantes da Pastoral da Criança;
    • Edson Rui Costa e Paulo Sérgio Norberto, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Poços de Caldas, Andradas e Machado (SITIAL);
    • Bianca do Prado Ribeiro e Laís de Faria Fernandes, representantes da Associação de Diabéticos de Poços de Caldas;
    • Vitória Izabel da Costa Marcacini e Clarisse Loiola Dore, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social;
    • Caroline de Cássia Gulart e Kleberson José da Silva, representantes Conselho Central de Poços de Caldas da Sociedade de São Vicente de Paulo;
    • Gabriela Alves de Souza e Dulce Margarida Fernandes Lavras, representantes da Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
    • Cláudia Regina Gomes Rocha e Tatiane Cristina Peres de Carvalho, representantes da Associação de Apoio e Assistência a Pacientes Oncológicos (ONCOPOÇOS);
    • Lucas André Marciano e Erivan José de Oliveira, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv).

Entidades Representativas dos Trabalhadores em Saúde:

• Bruna de Carvalho e Bárbara Viegas Carvalho, representantes da Faculdade Anhanguera de Poços de Caldas;
    • Alessandra Juventino Cândido e Ellen Cristina de Oliveira Lopes, representantes da Faculdade Anhanguera de Poços de Caldas;
    • Drielen de Oliveira Moreira e Dayane Alcântara, representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4.ª Região (CREFITO-4);
    • Mylena Cristina Pio e Juliana Nogueira Vieira Gonçalves, representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4.ª Região (CREFITO-4);
    • Juliana Aparecida Marciano, representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN);
    • Andréa Luísa Ribeiro, representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN).

Membros do Governo:

• Secretário Municipal de Saúde, com Carlos Eduardo Almeida como suplente;
    • Michele Cristina Bertozzi, com João Carlos Naldoni Junior como suplente;
    • Fabrício de Oliveira, com Elisandra de Souza Pizzol como suplente.

Prestadores de Serviços Privados, Conveniados ou Sem Fins Lucrativos:

• Fábio Augusto Alves e Priscilla Ariana Silva, representantes da Irmandade do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas;
    • Assad Aun Netto e Luciana Da Re, representantes do Hospital Maternidade e Pronto Socorro Santa Lúcia Ltda;
    • Ísis Bonfitto Gonçalves e Gustavo Garcia Brandão, representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

Este novo Conselho assume a importante missão de contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde em Poços de Caldas, promovendo a participação ativa da comunidade e garantindo uma gestão transparente e eficiente.