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Pesquisa na UPA indica índice de satisfação superior a 90%

Levantamento foi respondido pelos pacientes das alas de observação, durante todo o ano de 2019

A maioria das pessoas que utilizam a UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro José Carlos, talvez nem saiba, mas no local existem setores para acompanhamento e observação de pacientes que precisam de mais cuidados, seja para voltar para casa, seja para uma internação em um hospital. Desde 2018, foi implantada na Unidade, a pesquisa de satisfação, direcionada aos pacientes atendidos nos setores de Repouso Adulto e Pediátrico e na Sala Vermelha, espaço com aparato para média e alta complexidade. A UPA atende em média, 600 pessoas/dia, chegando a mil atendimentos, nos dias de pico.

Resultados

Diversos itens são avaliados pelo levantamento. O questionário tem como opções de resposta: muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito e não opinaram. Levando em conta as respostas: muito satisfeito e satisfeito, o índice de satisfação para os itens assim ficou: 89,1% para o tempo de espera na recepção; 94,4% para o atendimento na recepção; 86,8% para o tempo de espera na triagem; 97,2% para o atendimento na enfermagem e 85,5% para o tempo de espera para atendimento médico. O índice de satisfação apurado para o atendimento médico ficou em 95,2%; em 87,3% para o atendimento do serviço social; em 87,8% para o atendimento da nutrição. As respostas satisfeito e muito satisfeito para a qualidade da refeição totalizaram 88,6%; 94,2% para limpeza e organização do ambiente e 93,6% para roupa de cama e banho. O índice de satisfação para o atendimento de fisioterapia ficou em 71,4%. Neste caso, 28% dos respondentes não opinaram, por não terem utilizado este atendimento. Há ainda um campo para comentários. “Implantamos este levantamento em 2018 e já tivemos um aumento significativo no número de questionários respondidos neste segundo ano. Mensurar a qualidade é essencial para entendermos a percepção dos pacientes com relação ao nosso trabalho. O resultado é motivador, mas, além disso, nos apresenta pontos a serem mantidos e pontos a serem melhorados, porque este é um dos principais objetivos, senão o principal objetivo, de um levantamento como este”, avaliou Ed Wilson Neves, diretor da unidade. A UPA é a unidade da Secretaria de Saúde que mais atende pacientes em Poços, todos os dias. Querer ouvir a opinião das pessoas atendidas é mais uma prova deste compromisso com a humanização dos serviços. E além disso podemos elencar: a contratação de especialistas como cardiologista, neurologista, ortopedista, urologista e psiquiatra, trazendo este suporte de atendimento especializado à UPA, a reorganização interna e a implantação de protocolos de trabalho, mas principalmente, temos que creditar este bom desempenho aos nossos servidores, que se empenham neste trabalho fundamental para a nossa Saúde”, comentou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário adjunto de Saúde.

Forma de Realização

A pesquisa é voluntária, ou seja, nem todos os pacientes atendidos necessariamente responderam às perguntas. O assistente social vai até a família e explica os objetivos e a importância do levantamento e o paciente é livre, para querer ou não, participar. Quem aceita, responde, lacra e deposita o questionário em uma urna. A identidade não precisa ser informada. Durante 2019, foram 564 entrevistados. “Temos aí um índice extremamente positivo de satisfação com relação à qualidade do atendimento. A UPA é uma referência no atendimento de urgência e emergência na cidade. Lá estão profissionais dedicados e conscientes da importância deste atendimento prestado. Todas as dificuldades existentes num local como esse são superadas pela qualidade da estrutura disponível e pela atenção dos profissionais para com a população”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

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ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social