Pinguinho’ do DMAE promove educação ambiental entre estudantes

O mascote “Pinguinho”, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), tornou-se uma atração principal nas visitas monitoradas de alunos à autarquia, com o objetivo de conhecer o processo de tratamento da água na cidade, desde a captação até a distribuição. Além disso, o foco das visitas é também na utilização consciente desse recurso natural, crucial para a vida humana.

O “Pinguinho” não só tem marcado presença nas visitas agendadas, mas também tem atendido, sempre que possível, aos pedidos de sua presença em atividades escolares relacionadas ao tema da água. Uma carta enviada no último dia 25 de março ao DMAE pela diretora do Centro Educacional Machioni-CEMA, Renata Machioni, evidencia o impacto positivo da presença do mascote. No documento, a diretora agradece pela contribuição do “Pinguinho” ao projeto “As Maravilhas da Água”, destacando o papel significativo do mascote na conscientização sobre os cuidados e a preservação da água.

Renata Machioni, ressalta a importância de educar as crianças para se tornarem agentes de transformação social, com atitudes respeitosas e conscientes em relação ao meio ambiente. Segundo ela, a parceria com o DMAE amplia as possibilidades de ensino e conscientização sobre a importância da água.

As instituições de ensino e a população em geral interessadas em conhecer mais sobre as atividades realizadas pelo DMAE para assegurar a preservação e a qualidade da água distribuída podem agendar uma visita ou solicitar a presença do “Pinguinho”. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (35) 3697-7051 ou pelo e-mail laboratoriodmae@gmail.com.

A iniciativa do DMAE, por meio da figura do “Pinguinho”, exemplifica um esforço bem-sucedido em educar e envolver a comunidade, especialmente os jovens, na conservação dos recursos hídricos, promovendo assim uma maior conscientização ambiental.