Poços de Caldas participa de Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto, participou, na última terça-feira (12), do Encontro Técnico em Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, na cidade de Lavras/MG.

O Encontro Regional Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional é uma iniciativa da SEDESE/MG, por meio das Diretorias Regionais de Varginha, Passos e Poços de Caldas, em parceria com a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) e o Governo Municipal de Lavras.

O encontro técnico teve como objetivo aprimorar a prestação do serviço e orientar os municípios para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instituído pela Lei nº 11.346/2006 e Decreto 7272/2010 e foi direcionado aos profissionais que exercem ou que são designados para exercer a Segurança Alimentar e Nutricional, bem como para gestores e trabalhadores da assistência social, saúde e educação.

“Mais uma vez, o nosso município foi referência pelo trabalho que vem realizando no Restaurante Popular e Banco Municipal de Alimentos, em conjunto com os CRAS. O propósito da Secretaria de Promoção Social foi sempre atender a população, de maneira humanizada e ágil, especialmente na questão da Segurança Alimentar, pois quem tem fome tem pressa”, destaca o coordenador de Segurança Alimentar, José Porto.

Ele informa que, em 8 de junho de 2022, foi publicado um estudo pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa em Cidadania, que mostra que apenas 4 entre 10 famílias têm acesso pleno à alimentação e 58,7% da população brasileira sofrem com a fome em grau leve, moderado ou grave. “Nesse encontro, debatemos esses dados, pois, segundo essa pesquisa, o Brasil regrediu ao ano de 1990. Não podemos deixar que aconteçam ainda mais retrocessos, já que o país vem batendo recorde em diversas produções, o que demonstra que temos que focar em propiciar e facilitar o acesso ao alimento a nossa população e, principalmente, a quem está em situação de vulnerabilidade. Precisamos juntar esforços, poder público e privado, para revertermos o mais rápido possível essa situação”, avalia Porto.

Segurança alimentar
A Segurança Alimentar e Nutricional diz respeito à efetivação do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Dentro das ações de segurança alimentar, o município conta com equipamentos públicos como o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos, além de integrar iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).