Poços de Caldas passa a contar com Rede LGBTQIAPN+

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (31), na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, a primeira reunião da Rede LGBTQIAPN+, que tem como objetivo alinhar os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços integrados para essa população no município.

A sigla LGBTQIAPN+ engloba Lésbicas; Gays; Bissexuais; Transgêneros; Queer; Intersexos; Assexuais, agêneros e arromânticos; Pansexuais e polissexuais; Não-binários; e outras identidades e orientações sexuais e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade existente.

Articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, a rede conta com representantes de diversas secretarias e órgãos municipais como Saúde, entre eles o Ambulatório Translação (Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos), Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Procon, além de entidades, coletivos, em especial o Coletivo LGBTQIAPN+ e pessoas ligadas à luta das pessoas LGBTQIAPN+ na cidade, incluindo CRAS, CREAS, Centro POP e Casa de Passagem Trilhar.

As reuniões, que acontecerão mensalmente, visam promover a troca de experiências e conhecimentos e são fundamentais para o aprimoramento das práticas e abordagem de diferentes temas. “Foi o pontapé inicial deste trabalho em rede, voltado para esta população específica. Articulado pela Promoção Social, a Rede tem como proposta promover discussões relevantes, garantindo a participação social e atuando de maneira fundamental no aprimoramento dos serviços e no desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas LGBTQIAPN+”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.