Poços de Caldas recebe Certificação de Eliminação e Selo Prata do Ministério da Saúde por ações contra HIV e Sífilis

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é uma das seletas cidades a conquistar Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Selo Prata de Boas Práticas Rumo a Eliminação de Sífilis Congênita.

‌ O Ministério da Saúde informou o reconhecimento via e-mail no dia 13/11 “Parabenizamos e reconhecemos o relevante engajamento e participação das equipes técnicas, dos serviços de saúde, dos profissionais da assistência, da gestão municipal e estadual, dos conselhos de saúde, da sociedade civil e dos demais envolvidos no esforço da Certificação, que contribuem de maneira substancial para o alcance da eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis como problema de saúde pública. A certificação tem validade de três anos, devendo ser solicitada a manutenção da certificação após decorrido esse período. Salientamos a importância de que o município certificado fortaleça e dê continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos anos seguintes”, diz trecho do comunicado.

O que indica que, a partir de agora, o município será monitorado em seus indicadores técnicos em alguns eixos exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como serviços (assistência básica, maternidades, média e alta complexidade), vigilância em saúde (produção de dados em saúde, controle epidemiológico dos agravos) e a participação social (ouvidoria e conselhos).

“A responsabilidade de todos os profissionais só aumenta, mas quem ganha em qualidade na prestação dos serviços é a população, que recebe um trabalho de proteção às mães e às crianças. Essa certificação é um marco importante para a saúde, é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde ao longo de vários anos, visto que há 25 anos não temos nenhum caso de transmissão vertical do HIV em Poços de Caldas, focando no fortalecimento de ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de todos que necessitam. É um imenso orgulho essa certificação. Temos empenhado um grande esforço no que diz respeito à transmissão vertical do HIV e Sífilis, graças a um trabalho feito com muita dedicação por todos os profissionais que compõem a rede”, pontua a Coordenadora do Programa IST/AIDs, Sirley Oliveira.

‌ A Cerimônia de Certificação dos Estados e Municípios que eliminaram ou obtiveram Selos de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis será realizada no dia 8 de dezembro no Tribunal de Contas da União, em Brasília – DF.