Prazo para entidades e representantes da sociedade se inscreverem para eleição do COMPIRÉ é prorrogado

Foi prorrogado em Poços de Caldas, o prazo para entidades e representantes da sociedade civil em se inscreverem para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica – COMPIRÉ. As entidades ou população em geral, que desejam representação na nova gestão do COMPIRÉ deverão manifestar interesse através de sua habilitação junto à Comissão Eleitoral até o dia 30 de julho de 2021.

O processo seletivo será regido pelo Edital e tem por finalidade o preenchimento de 07 (sete) vagas com representação da sociedade civil para a composição do COMPIRÉ, das entidades voltadas às políticas de promoção da igualdade racial e étnica, cujo objetivo seja o combate ao racismo, ao preconceito, às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.

Para conferir todos os detalhes do edital de convocação, clique aqui!

O processo de eleição ocorre em Assembléia, que será presidida por Comissão Eleitoral, no dia 12 de agosto de 2021 e os eleitos vão compor o referido conselho no quadriênio 2021/2025.

Esclarecimentos complementares poderão ser obtidos na Secretaria Municipal de Governo, pelo telefone (35) 3697- 5030, das 08h00 às 18h00.

COMPIRÉ

O Compiré é um órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo, que tem por finalidade, em âmbito municipal, instituir políticas que promovam a igualdade racial e étnica, cujo objetivo é o combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.

Compete ao conselho formular critérios e parâmetros para a implementação de políticas que assegurem o acesso às políticas de saúde, educação, esporte, lazer, profissionalização e assistência social aos segmentos étnicos da população de Poços de Caldas, que sofram alguma espécie de exclusão; participar do processo de definição de diretrizes das políticas de promoção da igualdade racial; realizar estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação dos segmentos étnicos locais; zelar pela diversidade cultural da população de Poços de Caldas, especialmente pela preservação da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras e de outras etnias, constitutivas da formação histórica e social do povo, entre outras atribuições.

Diversos seminários foram desenvolvidos junto ao Conselho, antes da Pandemia.