Prefeito recebe relatório de audiência sobre idoso

Poços de Caldas possui mais de 24 mil idosos (14,7%) da população, segundo o último senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil tem em média 12,5% de pessoas com mais de 60 anos. Pelos critérios da ONU – Organização das Nações Unidas, nossa estância turística já conta com uma população com característica envelhecida.

Na manhã desta quarta-feira (23), lideranças e dirigentes de entidades assistenciais da cidade estiveram com o prefeito, Sérgio Azevedo, para entregar o relatório contendo as principais demandas da audiência pública, que teve com tema: “Políticas Públicas e Qualidade de Vida dos Idosos”, realizada na Câmara Municipal em 26 de setembro de 2018, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. O grupo estava acompanhado do vereador, Lucas Arruda.

O encontro foi no gabinete na prefeitura e contou com a presença do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Vieira Ávila, Vileide Soares Camargos, do Centro Integrado de Atendimento Diurno do Idoso (CIADI/AMAS), Fábio Terra e Rosângela Schio, da Vila Vicentina Elvira Dias. Também participaram Jonei Eiras e Hernani Brunório, do Asilo Vinha do Senhor.

Ao todo são 29 pontos selecionados, entre eles problemas de mobilidade urbana, como a readequação das calçadas e melhoria na forma de estacionamento de veículos. Também a ampliação de atendimento/dia para mais regiões da cidade e a formalização de outros convênios, visando à contratação de profissionais da área de saúde, para que as entidades tenham condições de manter (ou ampliar) a diversidade e qualidade do serviço prestado.

Outras sugestões da audiência pública se referem, por exemplo, a necessidade de maior estimulo às campanhas de conscientização para divulgar o estatuto do idoso e, também, com o objetivo de ampliar as doações para o Fundo do Idoso, via Imposto de Renda. Por fim, o texto sugere a busca de certificação de Poços, junto a Organização Mundial da Saúde (OMS), como: “Cidade Amiga do Idoso”.

Sobre as demandas colhidas na audiência, Sérgio reconheceu que todas são importantes para melhorar a qualidade de vida do idoso e disse que seria mais fácil encaminhar essas questões, caso Poços não estivesse num período financeiro tão conturbado, em razão do atraso de repasses do governo de Minas. Segundo o prefeito, mesmo com sacrifício, o município vem mantendo investimentos nas diversas áreas e deu como exemplo o setor social, onde são aplicados cerca de R$ 15 milhões/ano.

Sérgio ressaltou, ainda, que com a regularização da situação do município, a intenção é investir mais em todas as áreas e citou um projeto já encaminhado à Câmara de Vereadores, que aumenta o repasse de recursos financeiros para a área de Esporte. De acordo com o prefeito, ações como esta podem contribuir para retirar das ruas muitos jovens, coisa que hoje tem se tornado cada vez mais frequente na cidade.

O prefeito reafirmou também a intenção de recuperar, ainda este ano, as calçadas na área central da cidade, dentro do Projeto Centro Vivo, utilizando material padronizado e seguro aos pedestres. De acordo com ele, essa área possui mais de 30 tipos de pisos e muitos locais estão em péssimas condições de conservação, o que dificulta o trânsito das pessoas, inclusive àquelas com alguma deficiência física, ou mais idade. “Conto com o apoio das entidades de proteção aos idosos e também da Adefip – Associação dos Deficientes Físicos de Poços, e a AADV – Associação de Assistência aos Deficientes Visuais, para ajudar na proposição do projeto”, solicitou.

Centro de Atendimento

O Centro de Atendimento ao Idoso, um projeto de 2009 que leva o nome do médico Benedicto Mário Mourão, aprovado pela Câmara Municipal, também foi tema do encontro. Sérgio disse às lideranças, que apoia a proposta e que pretende tirar a ideia do papel o mais rápido possível. Quanto à criação de uma ouvidoria pública exclusiva para idosos, o prefeito concordou, porém, ponderou que seria ideal que o órgão tivesse atuação mais ampla, oferecendo suporte e resolvendo questões relacionadas também a outros grupos da sociedade.

Principais pontos

– Instalação de blocos, ou separações nas guias onde são permitidos estacionamentos em calçadas, para delimitar um espaço adequado para o pedestre (idoso)

– Necessidade de criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, levando em consideração o alto número de idosos moradores e turistas na cidade

– Ampliação do trabalho do serviço Centro/Dia para as demais regiões da cidade

– Ampliar a conscientização para doações do Imposto de Renda para o Fundo do Idoso

– Mais campanhas de conscientização sobre o estatuto do idoso

– Buscar certificação de Poços, como “Cidade Amiga do Idoso”, da OMS

– Área de Saúde: Realização de convênios com as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s), para a participação financeira na contratação de profissionais da área. Hoje, com as inúmeras exigências, essas instituições encontram cada vez mais dificuldades para manter esses profissionais.