Prefeitura de Poços de Caldas Avança na Revitalização da Avenida João Pinheiro

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está dando continuidade ao processo de revitalização da Avenida João Pinheiro, um projeto que iniciou em janeiro deste ano. Marcando um compromisso com a segurança e melhoria dos espaços públicos da cidade, essa iniciativa tem como transformar o objetivo da avenida em um local mais agradável e acolhedor para os moradores e visitantes, além de espécies adequadas ao local, de médio porte, que apresentam floração exuberante e com segurança, mantendo toda a qualidade da flora da cidade.

O primeiro quarteirão já passou por uma completa transformação, recebendo uma nova pista de caminhada, bancos, canteiros, 40 mudas de ipês e uma área totalmente revitalizada.

Nesta segunda-feira (28), foi concluído o replantio de mudas de resedá nas cores vermelha, rosa e branca no quarto quarteirão, totalizando 69 novas árvores. Essa ação foi possível graças a uma doação da DME, demonstrando a importância da colaboração entre a administração municipal e as empresas locais no prol do bem-estar da cidade.

O quinto quarteirão também já foi finalizado, sendo agora adornado por 51 mudas de pau de rosa, doadas pela Tassi Transportadora.

Além do plantio de árvores, a iniciativa de revitalização também se estende aos canteiros centrais da avenida, onde mais de 20 espécies de flores estão sendo meticulosamente cultivadas. Essa diversidade de cores e formas promete trazer um novo aspecto visual à avenida, harmonizando-a ainda mais com o ambiente urbano. O plantio está sendo realizado por uma equipe de servidores do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos, que trabalham incansavelmente para concretizar esse projeto de transformação.

A execução desses trabalhos de revitalização conta com a colaboração de diferentes setores da administração municipal, como a secretaria de Obras, a DME e o DMAE estão unindo esforços para viabilizar esse projeto, que abrange um total de 6 km de extensão. A implantação do novo projeto paisagístico da cidade implica na substituição das árvores em situação precária por especificações mais adequadas para a arborização urbana, garantindo a longevidade e a beleza do ambiente.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato, a revitalização da Avenida João Pinheiro é um testemunho do compromisso da Prefeitura de Poços de Caldas em criar um ambiente mais agradável, seguro, funcional e esteticamente atraente para seus cidadãos. “Com essa iniciativa, a cidade reforça seu comprometimento em melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e em promover a harmonia entre a natureza e a urbanização, com espécies mais condizentes com o ambiente urbano, que representa uma abordagem inovadora que beneficia tanto a natureza quanto a vida nas cidades. Ao escolher espécies que não apenas reforçam a sustentabilidade ambiental, mas também minimizam os danos às calçadas e estruturas, estamos construindo um futuro urbano mais equilibrado e agradável. A busca por essa harmonia entre natureza e cidade destaca a importância de uma abordagem integrada e sustentável para o planejamento urbano, além do trabalho realizado por meio de mutirão dos servidores do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Público que mantém as adaptações dentro do cronograma e com total comprometimento.”