Prefeitura de Poços de Caldas promove 1ª Corrida Night Run “Quebrando o Silêncio” em alusão ao Agosto Lilás

No dia 17 de agosto, a Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Promoção Social, em parceria com as forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Social, realiza a 1ª Corrida Night Run “Quebrando o Silêncio”. O evento acontece em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A concentração será no Ronaldão, às 19h, com percursos de 5 km e 10 km.

A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual n.º 4.969/2016. O objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher. Além disso, busca divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A 1ª Corrida Night Run “Quebrando o Silêncio” é uma das diversas ações realizadas em Poços de Caldas durante o Agosto Lilás. A iniciativa visa promover a conscientização da população sobre a importância de combater a violência contra a mulher e incentivar a prática de atividades físicas como forma de unir a comunidade em torno de uma causa tão relevante.

A concentração será no Ronaldão, no dia 17 de agosto, às 19h, com percursos de 5 km e 10 km. Vamos juntos quebrar o silêncio e lutar pelo fim da violência contra a mulher.

A violência doméstica é um assunto urgente. Se você, que cuida dos colaboradores e colaboradoras, não está por dentro do tema, é melhor respirar fundo e correr atrás.

Atualmente, no Brasil, uma mulher é agredida a cada quatro horas (Fonte: Rede Observatório de Segurança). Minas Gerais é o segundo Estado do país onde mais mulheres foram mortas por feminicídio em 2023. A violência, reconhecida na lei como um crime de gênero, cresceu 18% em dois anos no Estado. O dado consta no levantamento sobre Feminicídios do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Conforme o relatório, no ano passado, 183 mulheres foram assassinadas em um crime de feminicídio em Minas Gerais. O número representa um aumento de 12 mortes com relação a 2022, quando foram registrados 171 feminicídios, e um salto de 18% comparado a 2021 – ano em que 155 mulheres foram assassinadas.

Por conta disso, em 2022, entrou em vigor a Lei Federal nº. 14.448, que institui o Agosto Lilás como o mês de proteção à mulher em todo o país. O objetivo é tornar a questão uma responsabilidade de toda a sociedade e isso inclui as empresas.

Marcela Carvalho, secretária de Promoção Social, neste mês, diversas ações são realizadas para chamar a atenção de toda a população, visando uma sociedade mais justa e igualitária.” A 1ª Corrida Night Run ‘Quebrando o Silêncio’ é uma dessas iniciativas que nos permite unir a comunidade em torno de uma causa tão importante quanto o combate à violência contra a mulher. É fundamental que todos estejam cientes da gravidade dessa questão e se engajem na luta por um mundo onde nenhuma mulher precise sofrer violência. Além de promover a prática de atividades físicas, queremos, sobretudo, promover a conscientização e o apoio mútuo, mostrando que juntos podemos fazer a diferença e construir uma sociedade mais segura e respeitosa para todas as mulheres.”

Serviços:

PAEFI Mulher

Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Poços de Caldas
Endereço: Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. Telefone: 3712-9647. Denúncias 180.