PREFEITURA INTENSIFICA LIMPEZA DE RIOS E BUEIROS EM POÇOS DE CALDAS

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Obras juntamente com o Serviço de Limpeza da Área Central (Selac) da secretaria de Serviços Públicos, está intensificando os esforços na limpeza de rios e desobstrução de bueiros em toda a cidade. O objetivo principal dessa ação é prevenir possíveis problemas durante o período chuvoso, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais e reduzindo riscos de represamentos.

As equipes estão focadas na realização da limpeza em ribeirões e córregos principais, com destaque para a desobstrução dos trechos mais críticos. Isso envolve a retirada de materiais lançados indevidamente.

José Benedito Damião, secretário municipal de Obras, destaca a importância desse trabalho contínuo. “É um serviço realizado durante todo o ano por nossas equipes, mas neste período específico, aproveitamos para intensificar, visando prevenir o risco de represamentos no período de chuva.”

Além da limpeza dos cursos d’água, as equipes também estão concentradas na desobstrução de bueiros, uma medida preventiva essencial para evitar entupimentos que poderiam resultar em transtornos para a população.

“Realizamos rotineiramente o trabalho de desobstrução de bueiros com nossos servidores, inclusive utilizando recursos como o jateamento. Neste momento específico, estamos reforçando os trabalhos para minimizar qualquer problema durante o período de chuvas no município”, destaca Damião.

O secretário ressalta a importância da conscientização da população em relação ao descarte adequado de materiais: “É um trabalho contínuo, mas agora estamos intensificando de forma estratégica. Contamos também com o apoio e colaboração da população para evitar o descarte irregular de materiais, pois, mesmo com a limpeza, o acúmulo indevido pode causar entupimentos e problemas nos cursos d’água.”

A ação conjunta da Prefeitura e da população é fundamental para garantir a eficácia dessas medidas preventivas e promover um ambiente mais seguro e sustentável para todos. O trabalho de limpeza e desobstrução continuará sendo realizado de maneira constante.