Após vencer a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, Poços de Caldas ficou entre as três melhores cidades brasileiras na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, concorrendo com os municípios de Balneário Camboriú e Botucatu. “Foi por muito pouco que não conquistamos a primeira colocação. Me sinto muito satisfeito em colocar Poços de Caldas entre as três melhores cidades do país nesta categoria. Agora é trabalhar ainda mais para que em 2024 a gente possa conquistar a primeira colocação”, afirmou o prefeito Sérgio Azevedo logo após a cerimônia de premiação, que aconteceu na noite desta segunda, em Brasília. O prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Jr.
O vencedor da categoria, município de Botucatu, interior de SP, conquistou o prêmio com diferença de menos de um décimo de Poços de Caldas. “Nossa cidade representou Minas Gerais e demonstrou o fruto de um grande trabalho, o que a levou a ser reconhecida nesta cerimônia que premia os melhores gestores do Brasil”, destacou o prefeito, reconhecendo o trabalho dos servidores que segundo ele, têm feito um grande trabalho em diversas frentes dentro do município.
As ações desenvolvidas em Poços de Caldas, que destacaram o município entre os 23 finalistas do país no Prêmio Band Cidades Excelentes, estão representadas em mais de 80 obras em andamento, incluindo a aquisição de maquinários dedicados à infraestrutura. Itens essenciais para coordenar e executar obras que abrangem desde a recuperação de espaços como ginásios, escolas, unidades de saúde, quadras e praças até novas construções, como o Centro Administrativo, a Alameda Poços e o CETAS – Hospital do Câncer. O trabalho desenvolvido pelo Grupo DME e pelo DMAE, nas áreas de geração e distribuição de energia, e tratamento de água e esgoto, também foram decisivos para que o município se destacasse no país.
As obras de asfaltamento, com a aplicação de 37 mil toneladas em 2022 também tiveram peso na avaliação. Essa capacidade de produção de asfalto foi dobrada neste ano, quando a nova usina de asfalto entrou em funcionamento. Com a ampliação da produção, é possível atender as demandas da comunidade. Poços de Caldas demonstra assim um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus cidadãos.
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes etapa nacional foi comandado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa e teve transmissão ao vivo, na noite da última segunda, 11, no canal oficial da emissora no YouTube e será exibido no sábado (16), às 13h, na tela da Band.
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data, e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
A categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana na qual Poços se destacou é destinada a cidades de 100 a 500 mil habitantes e avaliou itens como condições habitacionais, infraestrutura urbana, acesso à rede de esgoto, abastecimento de água, tratamento do esgoto, acesso à banda larga fixa, deslocamento casa/trabalho em menos de 1 hora e coleta de lixo domiciliar.
As outras categorias do prêmio são: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.
O prêmio foi concebido para promover a melhoria das condições nos municípios brasileiros, liberando boas práticas de gestão pública. A iniciativa abrange todos os municípios do país. Os pilares do prêmio são: Incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; Compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; e Valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.