Procon Alerta: Empresas Aplicam Golpe Prometendo Redução de Juros em Empréstimos e Devolução de Dinheiro

A promessa tentadora de redução de juros em empréstimos já contratados e a oferta de receber de volta parte do dinheiro pago têm sido utilizadas por algumas empresas de forma fraudulenta, alerta o Procon. Consumidores desavisados podem se tornar vítimas dessas práticas enganosas que carecem de respaldo legal.

O Banco Central esclarece que não existe nenhuma regulamentação que respalde a atuação de empresas de revisão de depósitos e autorize o reembolso de valores pagos previamente. Diante disso, o órgão alerta os consumidores a ficarem atentos a essas ofertas e a consultarem as instituições financeiras oficiais em caso de dúvidas sobre a legalidade de tais práticas.

Fernanda Soares, coordenadora do Procon, destaca a importância de uma abordagem cautelosa por parte dos consumidores. Antes de contratar qualquer serviço financeiro, é fundamental verificar o histórico da empresa, buscar referências de outros consumidores e consultar órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, para evitar cair em possíveis golpes.

A coordenadora reforça ainda que propostas milagrosas que prometem reduzir drasticamente os juros de empréstimos já contratados ou devolver valores pagos anteriormente devem ser encaradas com desconfiança. Muitas dessas ofertas são, na realidade, estratégias enganosas para atrair clientes desprevenidos.

Caso o consumidor deseje ingressar com um pedido de redução de juros, a orientação é procurar um advogado de confiança ou a defensoria pública. A assistência profissional é crucial para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados e para evitar possíveis armadilhas.

Em um cenário onde golpes financeiros se multiplicam, a conscientização e a informação são fundamentais para a defesa dos consumidores. O Procon reforça seu compromisso em orientar a população sobre práticas irregulares e reforça a importância da consulta a órgãos reguladores antes de tomar decisões financeiras importantes.

SERVIÇO:
Endereço: Rua Pernambuco, 562 – Centro – 37701-021