Professores da Rede Municipal participam de encontro formativo sobre a exposição “Fotoclubismo em Poços de Caldas”, no IMS

Professores da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas participaram do encontro de formação sobre a exposição “Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história”, do Instituto Moreira Salles. A formação integra as ações desenvolvidas pelo IMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que teve início em 2017.

A formação é preparatória para o trabalho que será realizado com os estudantes. Os encontros com os professores são fundamentais para que a iniciativa cumpra sua proposta pedagógica, além de ampliar o conhecimento de mundo de estudantes e educadores.

A exposição “Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história” apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin. Membro diretor do Foto Cine Clube de Poços de Caldas, Forlin guardou um conjunto significativo de ampliações, que teriam sido parte do terceiro e último salão internacional organizado pelo Foto Cine Clube Poços-Caldense de Fotografia Pictorial, em 1970.

A exposição exibe uma seleção de mais de 100 fotografias dessa coleção e dá destaque à produção fotoclubista em Poços de Caldas, que teve como atores principais Roberto Thomas Arruda, Don Duane Williams, Vera Ferreira, Antônio Jayro Mota, Célio Barbosa, Dorival Pereira, José Asdrúbal Amaral, Roberto de Andrade, Limercy e Zizi Forlin. A mostra dá início à pesquisa sobre a produção na cidade, que manteve intercâmbio cultural internacional mesmo durante a Guerra Fria.

Para além do trabalho pedagógico, a exposição está aberta ao público, com entrada gratuita, até 9 de junho de 2024, no IMS Poços de Caldas (Rua Teresópolis, 90), de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.