O CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Poços de Caldas-MG, iniciou os atendimentos da PrEP (Profilaxia Pré exposição para HIV). A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A PrEP normalmente é prescrita para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, como: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não). O simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para prescrição da PrEP, sendo necessária a avaliação da equipe de IST/ AIDS do Serviço de Assistência Especializada. Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses. A PrEP pode e deve ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra todas as demais ISTs. A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.
Atendimento Especializado
O Programa Municipal IST AIDS funciona na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará. O Programa Especializado oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos e de preservativos. O IST /AIDS em Poços também fornece a Profilaxia Pós Exposição (PEP) – o uso de medicamentos antiretrovirais por pessoas que tiveram um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2274.