Programa Saúde Fila Zero de Poços de Caldas Alcança Redução de 92,8% nas Filas de Espera em 2023

A Prefeitura de Poços de Caldas anunciou hoje os resultados expressivos do programa Saúde Fila Zero, destacando a significativa redução de 92,8% nas filas de espera por procedimentos médicos, caindo de 59.113 em janeiro para 4.256 em novembro de 2023. Entre consultas, exames e cirurgias foram realizados mais de 200 mil procedimentos de saúde em 2023.

O programa também registrou um aumento de 65,21% nas cirurgias eletivas, passando de 2.033 no ano de 2022 para 3.359 até o final de novembro de 2023.

Durante seu discurso, o Prefeito Sérgio Azevedo, destacou que a atuação dos servidores e do secretário e do secretário adjunto de saúde foi surpreendente. “Nós sabíamos que a equipe da secretaria de Saúde tem se empenhado ao máximo para realizar o atendimento das pessoas que necessitam. No projeto Fila Zero a equipe uniu forças para bater essa meta e levar mais qualidade de vida e acesso avançado a saúde para os poçoscaldense. Vale ressaltar a parceria com os hospitais que foi essencial para termos esse resultado. Poços está atingindo um novo nível de saúde pública.”

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Mariano, ressaltou a importância desses avanços. “Os resultados da saúde de Poços de Caldas são um marco notável, fruto direto da liderança do Prefeito Sérgio Azevedo, da parceria e engajamento do Secretário Adjunto Carlos Almeida, do comprometimento incansável dos servidores da Secretaria de Saúde e do nosso foco total no bem-estar do cidadão. Esta conquista assinala o início de uma nova era na saúde pública de Poços de Caldas, marcada por serviços ágeis e humanizados. Estamos não apenas alcançando, mas redefinindo os padrões de excelência em saúde pública, com o objetivo de tornar Poços de Caldas um modelo de eficiência e cuidado no Brasil.”

Representando o legislativo, o vereador Welington Paulista (União Brasil) agradeceu o avanço na saúde do município. “Neste momento quero agradecer os hospitais parceiros.  Encontramos nesses dois gestores que capitanearam essa ações, nós da Câmara Municipal agradecemos  esse serviço em nome da população.”

No mesmo período, houve um incremento de 46,09% nos exames médicos, aumentando de 63.215 para 92.915, melhorando o acesso e a eficiência dos diagnósticos.

As consultas médicas também apresentaram um avanço, com um aumento de 37,47% em relação ao ano anterior, subindo de 84.596 em 2022 para 116.360 em 2023. Este aumento indica uma expansão no atendimento e na capacidade de servir a um número maior de pacientes.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César de Freitas, o secretário de Governo Paulo Ney de Castro Jr., o secretário adjunto de Saúde Carlos Eduardo Almeida, o superintendente da Santa Casa Marcos Carvalho Dias, o Gerente Administrativo do Hospital Santa Lúcia Frederico Gonçalves e  além de servidores da secretaria de saúde e representantes dos prestadores de serviço.

Certificados de Agradecimento

Durante a cerimônia, foram entregues certificados para alguns servidores que auxiliaram no desenvolvimento do projeto no decorrer do ano de 2023.