Você está em:

Programação cultural dos 150 anos de Poços de Caldas tem início

Até o aniversário de 150 anos de Poços de Caldas, celebrado em 6 de novembro de 2022, a cidade contará com uma programação cultural mensal alusiva à data, sempre na semana do dia 6, com início neste mês. O início das celebrações teve como marco o 6 de novembro de 2021, quando o município comemorou 149 anos de emancipação política, e a programação segue com um ano inteiro de eventos e atividades culturais que ficarão registrados para a posteridade.

Os festejos estão a cargo da Comissão para Organização da Programação dos Eventos Comemorativos do Aniversário de 150 anos de Poços de Caldas.

“Teremos uma programação extensa, mês a mês, incluindo sempre o dia 6, até a chegada dos 150 anos de Poços. Estamos trabalhando bastante para que as festividades fiquem marcadas na história da cidade, assim como aconteceu no centenário”, destaca o presidente da Comissão, o secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.

A programação cultural está sendo viabilizada em parceria com as secretarias municipais de Cultura, por meio do Edital de Economia Criativa, e de Turismo e, neste mês, tem circo contemporâneo, exposições fotográficas e muita música, com destaque para o samba. Os eventos presenciais seguem os protocolos sanitários, proporcionando o retorno gradual e com segurança dos eventos artístico-culturais, não só na área central como também nas diversas regiões da cidade.

A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do Poços Curte em Casa (@pocoscurteemcasa) e Poços Cultura e Arte (@pocosculturaearte) no Instagram e Facebook.

Rasgacêro apresenta espetáculo “Prana”, no sábado, na Praça Pedro Sanches, seguido pelo Cortejo de Natal

AGENDA SEMANAL

3 DEZEMBRO – sexta-feira

20h | Oficina para Passistas no Samba | Candeias
Oficina de formação para alunas iniciantes voltadas ao samba, no contexto do carnaval, às escolas de samba e à função artística da passista. O projeto prevê a atuação de duas professoras de dança que são representantes das raízes do samba na cidade e que tem uma trajetória cultural e familiar de formação nesse universo.
Profissionais: Larissa Aparecida de Sousa e Kênia Roberta de Sousa
Classificação indicativa: livre.

4 DEZEMBRO – sábado

10h |Oficina “Percussão Corporal na Escola” | Escola Municipal Pedro Affonso Junqueira
Oficina “Percussão Corporal na Escola” é uma atividade de formação que sugere uma aproximação maior com o público da Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira e tem como objetivo despertar o interesse do aluno para as variadas formas de desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade, do raciocínio e da concentração, com duração de 2 horas e para alunos com 10 anos ou mais.
Profissionais: Lucia Helena dos Reis, Arquilenes Aparecida de Souza (Kika de Souza), Vanessa Ferreira da Silva.

16h | Moe Canta Raul | Pista de Skate do Parque Antônio Molinari
Show que é sucesso há muitos anos em Poços de Caldas e região, no qual o músico poços-caldense Moe mostra toda a influência do compositor baiano Raul Seixas. Entre as músicas que serão apresentadas estão grandes clássicos como Plumct Plact Zoom, Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Gita, Tente Outra Vez, entre outros, além de algumas canções autorais.
Profissionais: Adriano Silvio de Melo, André Brito e Vanderson Limonge
Classificação indicativa: livre.

16h | Gravação da Bateria Show do Mestre Nato |Beco da Urca
A gravação, com restrição de público, visa promover o encontro dos amantes do Carnaval com a bateria, que é o coração dessa folia. As baterias contam histórias, elaboram relatos, desenvolvem uma outra gramática na qual apenas os batuqueiros são versados. O comandante do show será Renato Cesar de Paula, o “Mestre Nato”, que é mestre há 30 anos, tendo comandado as baterias da União Imperial e Unidos da Baixada, tradicionais escolas de samba da Zona Sul de Poços.
Profissionais: Lucas dos Santos, Renato César de Paula, Thauan de Paula Reis, Mario Augusto Cesário, Rosemari das Graças da Silva de Paula.
Classificação indicativa: livre

17h |Exposição “Habitar-se: uma poética sobre corpos e espaços” | Espaço Ziriguidum
Exposição de fotografias e poemas com interação sonora a partir de poesias, que surge da necessidade de transpor as limitações do texto e da imagem e desenvolver uma linguagem mais sensorial, a partir da poesia, além da necessidade de ocupação de espaços com escritas autorais de mulheres. As autoras Isabela Viana e Dani Vilas Bôas selecionaram poemas autorais com aptidão visual e/ou sonora, pensando em uma versão verbivocovisual, resultando em uma exposição com fotografias artísticas das próprias autoras.
Profissionais: Isabela Viana, Dani Vilas Bôas, Sandra Ribeiro, Daniel Ribeiro Silva, Gilbão Leeu.
Classificação indicativa: 12 anos

19h | Espetáculo Prana – Grupo Rasgacêro | Praça Pedro Sanches
Show autoral do espetáculo PRANA, em comemoração aos 20 anos do Grupo Rasgacêro, montagem contemporânea de artes integradas, com base nas composições autorais de Ricardo Malabi. Espetáculo que homenageia o elemento ar, que reverencia o vento e tudo que é leve.
Profissionais: Ricardo Evandro de Oliveira Valias, Milton Gabriel Leite, Ana Carolina Carmelito, Thais Krauss, Patrícia de Carvalho Mendonça. Convidados: Ibrian Azzy, Daiana Aranda, Marcelo Ambrósio, Pedro Neves.

20h | Cortejo Natalino – Grupo Rasgacêro | Saída da Praça Pedro Sanches

20h | Ocupa Mia – Gustavo Infante | Teatro Benigno Gaiga
O músico Gustavo Infante apresenta o lançamento do seu álbum “Pássaros”, dentro da programação da Mostra Integrada de Artes (MIA). No show solo, Gustavo traz o repertório com a instrumentação de voz, violão e tape loops que são processados em tempo real com pedais de efeito. Suas canções são sobre imagens poéticas de liberdade, transformação, sonhos, coragem e conexão por meio dos pássaros – criaturas do ar, da terra e da água. As últimas ações da MIA em 2021 têm a proposta de ocupar novos pontos da cidade, desta vez em formato presencial e aberto ao público de todas as idades, gratuitamente.
Profissionais: Chiara Maria Silva Carvalho, Marcelo Ferreira Junior, Lavínia Crestani do Vale, Gustavo Infante e Antônio Carlos Molina.
Convidados: Leopac e Dalmoni Lydijusse.
Classificação indicativa: livre.

5 DEZEMBRO – domingo

9h | Índia – Conexão e Arte | Praça do Museu Histórico e Geográfico
Este projeto propõe a realização de uma vivência multissensorial a partir da exposição física de fotografias de Dani Alvisi feitas na Índia, acompanhada por mantras tocados pelas instrumentistas Fernanda Dearo, Nathália Diniz, Ariane Nery e Julia Montezano, com prática de yoga guiada (condução de Ana Paula Casalinho). Profissionais: Daniela Marco Antonio Alvisi, Fernanda Jonas Dearo, Julia Montezano Palhares, Mariangela Rodriguez e Ana Paula Stano Casalinho
Classificação indicativa: livre.

14h | Daquele Jeito Retrô (Pagode 90) Ao Vivo | Parque Ecológico
Daquele Jeito Retrô (Pagode 90) é um projeto que resgata o pagode romântico dos anos 90, em comemoração a mais um aniversário do grupo, que completou 13 anos de dedicação ao samba, no último mês de outubro. Com 1h20, o show vai mostrar a força de canções que fazem parte da história do samba.
Profissionais: Douglas Henrique Pinto, Kevin Octavio de Sousa Muniz, Marcos Antonio Balbino Barbosa, Wesley Willian de Carvalho e Acacio Petreca
Classificação indicativa: livre.

17h30 | Sambas Eternos | Coreto
“A história do samba é povoada de anti-heróis. Por mais que nomes como Ismael Silva, Cartola e Hilário Jovino Ferreira tenham sido sacralizados, é em um meio muitas vezes povoado por histórias policiais e protagonizado por personagens à margem cujos rostos a classe média carioca preferia não ver, que nasceu o gênero mais popular da música brasileira”. São as histórias desses anti-heróis e de como suas realidades pautaram o nascimento do samba que Rodrigo Lee, ao lado de João Guilherme e João Paulo, contará e cantará um pouco do movimento importantíssimo, não só para a música brasileira, mas para as artes e cultura do país.
Profissionais: Rodrigo Andery Buzatte, João Guilherme Menezes de Almeida, João Paulo de Souza Silva e Lucas Malaquias.
Classificação indicativa: livre.

6 DEZEMBRO – segunda-feira

Exposição “Uma Pandemia Mascarada” | Câmara Municipal
Estamos diante de uma pandemia, mas ao mesmo tempo, existe uma pandemia que incomoda a todos, a pandemia mascarada. Exposição fotográfica baseada no livro “Avessos e Versos: Violência Contra a Mulher”, de Magda Pinto.
Profissionais: Magda Pereira Pinto e Nicolas R. Silva.
Classificação indicativa: livre.

20h | Michel Reis canta 10 anos de música autoral | Teatro Benigno Gaiga
Show que celebra o retorno de Michel Reis aos palcos no formato presencial, com repertório totalmente autoral, acompanhado por banda. São canções gravadas durante toda a trajetória do artista, além de músicas inéditas.
Profissionais: Michel Reis, Maycon Vinícius do Carmo, Rodrigo Saraiva Alvarenga, Pedro Baziotti Júnior, Ocimar Francisco Vaz.
Classificação indicativa: livre.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social