Programação da Semana Santa tem início nesta quarta-feira em Poços, dentro do programa Minas Santa

A programação cultural da Semana Santa em Poços de Caldas tem início nesta quarta-feira, 27 de março, integrando o programa turístico Minas Santa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O programa turístico Minas Santa posiciona o estado como o principal destino no país durante a Semana Santa e estimula a economia da criatividade. Em Minas Gerais, a Semana Santa representa um incremento extremamente significativo no turismo. O estado espera receber cerca de 400 mil turistas durante a Semana Santa.

Os visitantes e moradores terão à disposição uma programação diversa e gratuita, que une tradições e ritos da fé e da religiosidade em missas, procissões, encenações da Paixão de Cristo, vigílias, oficinas, mostra de cinema, exposições, apresentações musicais e outras atrações em todas as regiões do estado. Esta é a segunda edição do programa turístico Minas Santa, que conta com a adesão de aproximadamente 600 municípios.

“Minas mostra a sua potência cultural também na Semana Santa, com um imenso universo de manifestações diversas, que unem fé e tradição. O Minas Santa reúne as ações da Semana Santa que tradicionalmente já acontecem nas cidades de forma a potencializá-las também como atrativo turístico, além do imenso valor cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Em Poços de Caldas, a programação tem início ainda no dia 27, quarta-feira, com a encenação da Paixão de Cristo, do Grupo de Teatro Palavra Viva da Basílica Nossa Senhora da Saúde, às 20h, na Basílica. Com ensaios a todo vapor, a produção conta com mais de 70 integrantes voluntários, entre atores, cenógrafos e produtores. A primeira encenação ocorreu em 2018 e, desde então, o grupo busca aprimorar e trazer novidades ao público.

“Em todas as edições são realizados novos estudos sobre o texto. Este ano, teremos duas cenas inéditas, que ocorrem antes do julgamento feito por Pilatos. Essas cenas são importantes para que o público compreenda como foi dada a perseguição a Jesus” destaca o coordenador do grupo, Fabrício Romão.

A história irá contemplar os últimos momentos de Jesus, da Santa Ceia até a crucificação. O grupo propõe uma dinâmica ativa, convidando os presentes a acompanhar as cenas que se dão dentro e fora da igreja. O evento é gratuito e tem a duração de 1 hora e 20 minutos.

A programação ainda conta com a encenação da Paixão e Morte de Cristo da Paróquia São Sebastião, no Ronaldão, na Sexta-feira Santa, às 19h30min, e com a apresentação “Pelos Caminhos do Gólgota”, do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos, no Mirante Santa Rita, no sábado, às 20h.

Dia 27/3 – quarta-feira
20h – Encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva
Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde

Dia 29/3 – sexta-feira