A fotógrafa e documentarista Michelle Veloso esteve recentemente na Argentina para realizar um projeto cultural aprovado pela Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. A missão era documentar fotograficamente a 5ª edição do Festival Trava Palooza, realizado pela Área Trans, Travesti e Não Binária da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba (UNC). O evento, com o objetivo de dar visibilidade à população trans, especialmente em temas relacionados ao trabalho e à inclusão social, aconteceu no dia 07 de novembro.
No Trava Palooza, Michelle Veloso foi convidada para compor a equipe, pela organizadora do evento, a ativista Ivanna Aguilera. “Me preocupei em captar imagens que retratassem a força e a resiliência de pessoas trans em sua luta por dignidade e espaço na sociedade”, afirmou. Posteriormente, sua produção fotográfica será exposta na UNC com objetivo, segundo Ivanna Aguilera, de sensibilizar o público argentino para a realidade de uma população vulnerabilizada, cujas condições de vida são muitas vezes comprometidas, refletindo-se em índices alarmantes de expectativa de vida muito baixa. “Espero que as imagens sirvam para evidenciar a necessidade urgente de políticas de inclusão e inspirem oportunidade”, declara Michelle.
Na ocasião, Michelle ainda realizou a sua 1ª exposição internacional, exibindo, em formato de varal, uma série de retratos e trechos de entrevistas com usuários do Ambulatório Trans de Poços de Caldas, um serviço pioneiro no Brasil que oferece suporte e atendimento especializado para a população LGBTQIAPN+. Com essa iniciativa, Michelle buscou compartilhar com o público argentino as políticas públicas de Poços de Caldas voltadas para a população trans, ressaltando a importância de medidas inclusivas e de suporte à saúde e bem-estar social.
Na exposição foi incluída uma trilha sonora com a música de Gabriel Sá, cantor e compositor poços-caldense. “Gabriel, conhecido por sua arte sensível e por abordar temas políticos e sociais em suas composições, trouxe uma dimensão sonora que complementou as fotografias, criando uma experiência imersiva e reforçando a importância do projeto”, contou Michelle.
Ainda em Córdoba, Michelle Veloso fotografou as apresentações da cantora, compositora e instrumentista Nathália Diniz, que também estava na cidade e se apresentou no Trava Palooza e nos espaços culturais Una La Casa e Vuelta De Obligado. Inclusive neste último espaço citado, a fotógrafa deixou mais uma série de fotos para mais uma exposição autoral independente na Argentina. As fotos mostram cenas do filme Lua Vermelha, no qual Michelle trabalhou como fotógrafa still.
A realização de toda essa empreitada de Michelle Veloso em Córdoba, Argentina, contou com a produção de Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural, que organizou a relação internacional e a logística da viagem, além de fornecer apoio integral à fotógrafa.