Projeto de cinema de animação nas escolas completa sete anos

AntimatériA vai atender este ano mais de 100 alunos da rede municipal

O projeto cultural AnimatériA começou a sétima edição na última sexta-feira (15). Este ano, ele vai beneficiar, com oficinas de cinema de animação, alunos da Escola Municipal José Mamud Assan e da Escola Padrão.

O AnimatériA já realizou oficinas de animação em mais de dez escolas e atendendo mais de mil alunos. O projeto é desenvolvido pelos animadores e artistas plásticos da oficina da Terra art studio, Rosana Lovato, Anderson Almeida e Kaique Caliari, participantes de oficinas e cursos nacionais e internacionais do Festival Anima Mundi e realizadores do DIA – Dia Internacional da Animação em Poços de Caldas.

Entre as novidades para este ano está a produção de um curta-metragem de animação com os alunos da escola Mamud Assan, que há três anos participam das oficinas de cinema. A ideia, segundo Rô Lovato, é colocar em prática o aprendizado, desde a criação de roteiro até a edição, passando pela produção, animação, fotografia e montagem. O resultado vai poder ser visto no blog do projeto, com divulgação em redes sociais e mostras nas escolas. “Dependendo dos resultados poderemos inclusive inscrever o curta em festivais de cinema de animação”, vislumbra Anderson Almeida.

A Escola Padrão, que recebeu no ano passado uma mostra das oficinas do AnimatériA, vai receber o curso completo, devido ao grande interesse por parte dos alunos. Os participantes vão poder conhecer as origens do cinema de animação, antigos e novos animadores e os chamados brinquedos ópticos, que ajudam a entender os fenômenos do gênero cinematográfico. O AntimatériA é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Para acompanhar o projeto basta acessar o blog: www.projetoanimateria.blogspot.com