Com a proposta de unir o formato de vídeos curtos com a poesia, o projeto “Haikino” vem sendo realizado desde o mês de março em Poços de Caldas, oferecendo oficinas gratuitas e presenciais de formação audiovisual, com aulas que abordam a criação de roteiro, técnicas cinematográficas, edição e pós-produção, grupos de autores experimentais, workshops e encontros com profissionais da escrita, fotografia e audiovisual.
Haikino é uma fusão das artes “Haiku” e do “Cinema”, que encapsula a essência atemporal do Haiku tradicional japonês, aos moldes de Matsuo Bashō, em uma experiência cinematográfica breve. Assim, nasce a ideia do projeto audiovisual experimental de tradução de Haikus para Imagem e Som, “Haikino”, onde são produzidos vídeos cinematográficos curtos de 17 segundos, filmados em 3 cenas, de 5-7-5 segundos respectivamente (espelhando os versos de 5-7-5 sílabas métricas do haicai).
A proposta tem como objetivo explorar a riqueza cultural da cidade através da criação de microfilmes que refletem as belezas e desafios de nossa sociedade. Em cada Haikino, a poesia ganha vida e movimento, capturando instantes e emoções em narrativas visuais e sonoras poderosas.
“Apesar de o resultado ser um vídeo tão rápido, a proposta do projeto é voltada para a pausa. Experimentar o presente momento de uma forma contemplativa, de forma a inspirar as pessoas a expressarem seus sentimentos em relação ao espaço em que se encontram. Os Haikinos são uma forma prática de registrar e pensar nesses estados que, por vezes, só observamos uma única vez”, comenta Ivan Martucci, responsável pelo projeto.
O projeto foi estruturado em quatro estações diferentes. As turmas do verão 夏 (natsu), fazem parte do ciclo de oficinas que ocorrem desde o início de março e se encerram no final de abril. Cada turma participa de uma oficina de formação audiovisual, um encontro com dois especialistas/artistas e uma visita guiada para locais turísticos na cidade. Já foram realizadas duas oficinas com os escritores Tadeu Rodrigues e Will Moreira, e com os fotógrafos Kauana Benelli e Xuão.
Confira a programação das próximas oficinas, que acontecerão nos espaços Arte Ziriguidum e BoldBloom, além de visitas guiadas nos atrativos turísticos.
Turma #3
Oficina Mentoria de Formação com Ivan Martucci
Data: sábado, 13 de abril
Local: BoldBloom (Av. Francisco Salles, nº 82)
Horário: 10h30 às 13h30
Oficina “A Relação Poética entre a Palavra e Imagem” com Danielle Vilas Bôas e Giulianne Martins
Data: sábado, 13 de abril
Local: Arte Ziriguidum (Rua Ouro Preto, nº 102)
Horário: 14h às 18h
Turma #4
Oficina Mentoria de Formação com Ivan Martucci
Data: terça-feira, 16 de abril
Local: BoldBloom (Av. Francisco Salles, nº 82)
Horário: 18h30 às 21h30
Oficina Haicais e Relaxos com Wellington Rafael (Escrita criativa)
Data: quinta-feira, 18 de abril
Local: BoldBloom (Av. Francisco Salles, nº 82)
Horário: 18h às 20h
Oficina Fotografia Artística com Laís Queiroz
Data: quinta-feira, 18 de abril
Local: BoldBloom (Av. Francisco Salles, nº 82)
Horário: 20h às 21h30
#Exibição Pública
Encerramento e Apresentação dos trabalhos realizados no Projeto Haikino
Data: sábado 27 de abril
Local: Teatro Benigno Gaiga / Espaço Cultural da Urca
Horário: 17h às 19h
As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do site https://linktr.ee/Haikino, onde também é possível encontrar um link direcionado para o perfil do projeto no Instagram, além de um grupo no WhatsApp para interessados no projeto, informações e esclarecimentos de dúvidas.
O projeto é idealizado por Ivan Martucci, que também ministra oficinas e é responsável pela direção geral, contando com o suporte da assistente de produção Gaby Sant’ana, é viabilizado pelo edital de fomento da Lei Paulo Gustavo na categoria Formação em Audiovisual promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura e tem apoio da Carvalho Agência Cultural.