Você está em:

Projeto “Na batida do Hip Hop” oferece oficinas de arte urbana na ABACO

Retomar os valores do movimento Hip Hop e levar arte e cultura urbana para as comunidades mais carentes da cidade. Esses são os objetivos do projeto “Cultura & Arte Urbana – Na batida do Hip Hop”, desenvolvido na Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira, na zona sul da cidade.

Aproximadamente 40 crianças e adolescentes participam das oficinas de dança Breaking, Graffiti e discotecagem, além de rodas de conversa, estimulando a expressão pela arte. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e, na última semana, recebeu a visita da equipe da SECULT que acompanha a execução dos projetos patrocinados e de incentivo à cultura no município.

A iniciativa foi idealizada em 2007 pelo arte-educador e Bboy Mário Castro Jr. (Zulu Marujo) e conta com oficinas de dança Breaking e Locking com o próprio Mário Castro Jr., atividades de Graffiti com o grafiteiro Diego Rezende e discotecagem com o apoio do DJ Mancha.

“Desenvolvemos atividades artísticas relacionadas ao Hip Hop, que incluem a dança, o grafite e a música. É uma oportunidade das crianças e adolescentes terem contato com a arte urbana”, destaca o responsável pelo projeto. “As crianças e jovens se identificam bastante com este tipo de abordagem de linguagem simples e direta. O projeto visa dar oportunidades as crianças, adolescentes e jovens de explorar e desenvolver os seus talentos em nossas oficinas e conhecer os valores embutidos na cultura Hip Hop”, completa.

A psicóloga da ABACO, Helara Beatriz, diz que a equipe do projeto “Cultura & Arte Urbana – Na batida do Hip Hop” tem desenvolvido um trabalho incrível na instituição, oferecendo um projeto cultural que ainda não era contemplado na entidade. A associação atua em duas frentes, sendo a primeira voltada para o atendimento de 60 famílias em situação de vulnerabilidade social da região, com o desenvolvimento de ações de convivência e fortalecimento de vínculos. Em uma segunda frente de trabalho, a ABACO desenvolve o núcleo de capacitação, que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos.

O encerramento do projeto “Cultura & Arte Urbana – Na batida do Hip Hop” vai contar com uma mostra artística e uma semana cultural para consolidar os objetivos da iniciativa, dando aos participantes voz de artista e sujeito autor e fomentador da cultura no município.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social