Projetos educacionais vão despertar o senso de cidadania e participação social na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas realizou reuniões on-line para apresentação e adesão aos projetos “Turma da Cidadania” e “Um por todos, todos por um”, da Controladoria-Geral da União (CGU). Os encontros on-line contaram com a participação de supervisores pedagógicos e professores interessados em participar das iniciativas.

O projeto “Turma da Cidadania” objetiva incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e adolescentes e despertar o senso de cidadania, de união e de responsabilidade na comunidade escolar e familiar, disseminando valores relacionados à integridade, à democracia, à participação social, à responsabilidade cidadã e ao interesse pelo bem-estar coletivo.

A iniciativa é voltada aos estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. O material didático-pedagógico apresenta diversas situações vivenciadas pelos personagens da Turma, que são amigos do bairro e da escola. Essas situações retratam a realidade cotidiana de muitas crianças e adolescentes brasileiros e destacam a importância do exercício da cidadania desde a infância e do desenvolvimento de uma cultura ética, de inclusão e de valorização de comportamentos íntegros.

Com a adesão ao programa, são disponibilizados aos estudantes e professores 10 Revistas em Quadrinhos e 8 Vídeos Animados, que abordam diversos temas como cidadania, democracia, ética, combate ao bullying, participação social e combate à corrupção.

“Um por todos, todos por um”
Já o programa “Um por todos, todos por um” é destinado aos estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e visa estimular o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e adolescentes O programa consiste na promoção de ações educativas em instituições de ensino.

O projeto conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa, que ilustra os materiais com a conhecida Turma da Mônica. Tanto professores quanto estudantes recebem cartilhas com informações sobre cidadania, democracia, interesse público, participação social, autoestima e Lei de Acesso à Informação, dentre outros temas.

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do governo federal responsável pela defesa do patrimônio público e pelo incremento da transparência na gestão, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria e prevenção e combate à corrupção.

A Chefe do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP/MG), Andresa Penido, destacou a importância dos projetos, que já alcançaram mais de um milhão de estudantes desde sua primeira implementação, em 2009.

Em Poços de Caldas, as ações estão sob a supervisão da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação. “Os dois projetos são sensacionais e nossa expectativa é que as unidades de Poços de Caldas possam desenvolvê-los da melhor maneira, levando conhecimento e reflexão para os alunos e toda comunidade escolar”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Letícia Borges.