Rede da Pessoa com Deficiência retoma reuniões visando estreitar os laços entre os serviços para esse público em 2024

Na última semana, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, foi realizada a primeira reunião do ano da Rede da Pessoa com Deficiência, que conta com representantes dos serviços e entidades que atendem pessoas com deficiência no município. O primeiro encontro de 2024 teve como objetivo planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano e organizar o trabalho para os próximos meses.

A rede reúne instituições como Apae, Adefip, AADV e Instituto A, além do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e está aberta a participação de todos os interessados no tema.

Para 2024, a principal proposta é estreitar os laços institucionais com todos os serviços que atendem pessoas com deficiência no município. “Vamos começar uma rodada de reapresentação dos serviços. A próxima reunião, em fevereiro, será realizada na Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, a Adefip. A rede é aberta para toda a população e visa oferecer mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência, articulando os serviços e debatendo temas importantes que envolvem esse público”, destaca Maria Gaiga, da Rede da Pessoa com Deficiência.

Articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, a rede tem como objetivo alinhar os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços integrados para a população com deficiência no município.

As reuniões mensais promovem a troca de experiências e conhecimentos e são fundamentais para o aprimoramento das práticas e abordagem de diferentes temas. “O trabalho em rede articulado pela Promoção Social promove discussões relevantes, garantindo a participação social e atuando de maneira fundamental no aprimoramento dos serviços e no desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.