REDE POP Destaca Importância do Compartilhamento de Experiências na Assistência a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Promoção Social, por meio da Rede Pop, realizou mais um encontro mensal, que promove a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais que trabalham com o público em situação de rua. Esses eventos, de caráter teórico/técnico, têm se mostrado fundamentais para o aprimoramento das práticas e abordagem de diferentes temas a cada reunião.

Dessa vez, a Rede Pop contou com a presença do profissional Kessiley Ferreira, especializado em Psicanálise Clínica e Institucional, Teologia, com foco em questões relacionadas à Morte, Luto, Dependências e Saúde Mental. A participação do profissional enriqueceu o encontro, proporcionando insights valiosos e ampliando a compreensão sobre temas cruciais para o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O evento teve como objetivo principal fomentar a troca de experiências entre os participantes, composta por trabalhadores sociais, psicólogos, educadores e representantes de instituições responsáveis ​​pela assistência a indivíduos em situação de vulnerabilidade. Durante a discussão, foram abordados aspectos teóricos e práticos relacionados aos desafios enfrentados no cotidiano desses profissionais.

Raíssa Mantovani, coordenadora do Abrigo Casa Viva, expressou a importância desses encontros para o aprimoramento do trabalho diário: “A presença de profissionais com olhares técnicos e capacitados, como o caso do profissional Kessiley Ferreira, é fundamental para enriquecer nossas práticas. Aprendemos que o compartilhamento de experiências individuais, especialmente no que diz respeito à morte, luto e suas simbolizações, bem como os desafios relacionados às substâncias psicoativas, permite que uma equipe auxilie nossos usuários a enxergar uma nova perspectiva de vida, mesmo diante das limitações.”

A discussão destacou a importância do aspecto humano na abordagem desses temas sensíveis, buscando não apenas compreender os problemas, mas também promover uma visão mais ampla e humanizada no processo de ajuda aos indivíduos em situação de rua. A Rede Pop reafirma seu compromisso em fornecer espaços de reflexão e aprendizado contínuo, sempre visando a melhoria constante das práticas externas para os atendidos.