REDE POP e REDE PCD promove reflexões sobre políticas públicas e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Promoção Social, por meio da Rede Pop, realizou mais um encontro mensal, que promove a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais que trabalham com o público em situação de rua. Esses eventos, de caráter teórico/técnico, têm se mostrado fundamentais para o aprimoramento das práticas e abordagem de diferentes temas a cada reunião.

No mês de dezembro, a REDE POP e a REDE PCD uniram forças, promovendo uma reunião que contou com a participação das autoras Ma. Caroline de Souza e Ma. Larissa J.R. Paula Cagnani. As autoras contribuíram com um dos capítulos do e-book intitulado “Políticas públicas e pessoas com deficiência: visões de uma relação conturbada”, organizado pelo Dr. Marcio Augusto Sherma.

O e-book em questão é uma coletânea de artigos que aborda temas cruciais relacionados às políticas públicas e às pessoas com deficiência. Ao reunir diferentes perspectivas e experiências, o trabalho busca fornecer uma compreensão aprofundada dos desafios e das possibilidades no âmbito das políticas públicas voltadas à assistência social.

Durante a reunião, as autoras compartilharam suas vivências e conhecimentos adquiridos ao atuarem diretamente com políticas públicas de assistência social, concentrando-se nos obstáculos enfrentados e nas oportunidades existentes na atenção às pessoas com deficiência. Suas contribuições proporcionaram aos participantes valiosas reflexões sobre a importância de conceber a singularidade e individualidade de cada usuário ao desenvolver políticas públicas eficazes.

O encontro destacou a necessidade premente de considerar as diversas realidades enfrentadas por indivíduos com deficiência, ressaltando a importância de políticas públicas que sejam sensíveis e adaptáveis às suas necessidades específicas. A discussão guiada pelas autoras estimulou um diálogo construtivo sobre como a sociedade pode evoluir na criação de políticas que verdadeiramente atendam às demandas daqueles que enfrentam desafios únicos.

É relevante destacar que o e-book “Políticas públicas e pessoas com deficiência: visões de uma relação conturbada” está disponível gratuitamente na íntegra. Acesso facilitado a essa valiosa fonte de conhecimento proporciona uma oportunidade para estudiosos, profissionais e interessados aprofundarem sua compreensão sobre os intricados aspectos que envolvem a interseção entre políticas públicas e a comunidade de pessoas com deficiência.

Para a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, a parceria entre REDE POP e REDE PCD evidencia o comprometimento dessas redes em promover discussões relevantes e colaborativas que impulsionam o avanço na formulação de políticas inclusivas e eficazes para podermos melhorar os serviços e desenvolver ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em nossa sociedade.