Rede POP realiza primeiro encontro de 2024

Foi realizado nesta semana o primeiro encontro da Rede POP em 2024, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social. A Rede POP tem como objetivo articular os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços para a população em situação de rua, com articulação da Secretaria Municipal de Promoção Social.

Na reunião, o psicólogo Renato Bandola apresentou o tema “Saúde Mental nas relações de ajuda”, abordando a importância do cuidado em saúde mental do profissional trabalhador da rede psicossocial da atenção de alta complexidade. A reflexão abordou riscos inerentes ao lugar deste profissional que utiliza como principal recurso de seu trabalho a compreensão, empatia e ressonância afetiva características da relação de ajuda.

Utilizando o referencial da Psicologia Analítica de Jung e do psicólogo Luciano Sandrin, tal como pesquisas em saúde mental com pessoas em situação de rua, objetivou-se atentar os profissionais para a intensidade e complexidade das situações confrontadas neste trabalho como suicídio, abandono, desamparo, dependências químicas e rompimento de vínculos, doenças mentais dentre outras.