Revitalização completa da UPA é entregue

Nesta quinta-feira (07), aconteceu a cerimônia de inauguração da revitalização da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

A inauguração da revitalização completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma notícia extremamente positiva para toda a comunidade. Esse evento representa um compromisso renovado com a saúde e o bem-estar dos moradores locais.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do secretário de Saúde Thiago Mariano, do secretário adjunto de saúde Carlos Almeida, da diretora da UPA Michelle Bertozzi, do vereador Ricardo Sabino e do ex-secretário de Saúde Carlos Mosconi.

De acordo com o Prefeito, Sérgio Azevedo esta conquista é o resultado de um esforço conjunto e do compromisso da administração com a melhoria dos serviços de saúde do nosso município. “Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos neste projeto, desde os profissionais de saúde que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros até os funcionários e colaboradores que trabalharam incansavelmente para tornar esta revitalização uma realidade. Nossos cidadãos merecem o melhor atendimento possível e é nosso dever como gestores públicos garantir que tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e dignidade.”

O secretário de Saúde, Thiago Mariano falou sobre o sentimento de entregar essa revitalização. “É com grande satisfação que hoje celebramos a entrega da revitalização completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de nossa comunidade. Este momento marca um importante marco em nossa jornada pela melhoria da saúde pública e do atendimento médico de urgência e emergência em nosso município. A revitalização desta UPA representa um compromisso renovado com a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde prestados à nossa população. Investimos recursos, tempo e esforços para garantir que este espaço esteja não apenas modernizado, mas também preparado para oferecer um atendimento humanizado, ágil e de qualidade a todos os que dele necessitarem e com o compromisso de ser a melhor UPA do Brasil.”

Uma parte emocionante e que merece destaque, foi a benção realizada na capela Ecumênica da Unidade pelo Padre Donizetti, pároco da Basílica Nossa Senhora da Saúde.

As melhorias realizadas incluíram a aplicação de piso vinílico hospitalar, nova pintura, revisão elétrica e troca completa da iluminação. Os forros danificados foram substituídos, garantindo a segurança e conforto de todos os usuários da unidade.

Vale destacar, a renovação do setor de pediatria, equipada com salas de avaliação de risco infantil, consultórios especializados e áreas dedicadas à medicação rápida. Uma brinquedoteca foi incorporada à sala de espera, proporcionando um ambiente acolhedor e descontraído para as crianças.

Além disso, foram feitas ampliações significativas na capacidade de atendimento, com a adição de leitos nas salas vermelha e amarela, e a incorporação do plantão odontológico. A construção de uma capela ecumênica reflete o compromisso da unidade não apenas com o bem-estar físico, mas também espiritual dos pacientes.

A Puc Minas Poços de Caldas através da contrapartida com a Prefeitura também contribuiu muito com a reforma. Foram investidos R$ 360.000 em mobiliários, entre poltronas, macas, móveis planejados, camas hospitalares.

Um avanço tecnológico importante foi a implementação do prontuário eletrônico do paciente, um sistema integrado que centraliza o histórico de consultas e exames de todos os pacientes das unidades de saúde do município. Além disso, os pacientes agora contam também com rede wifi gratuita, senha eletrônica, pulseira de identificação, vigia 24 horas, controlador de acesso, climatização dos setores e uma área de descanso com paisagismo.

Os Secretários Municipais, representantes dos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia, representantes da Puc Minas Poços de Caldas  e servidores também estiveram presente no evento.

Confira mais fotos da inauguração