Foram sancionadas na tarde desta quarta-feira (29), no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, as leis nº 9.542, 9.543 e 9.544, que homenageiam três personalidades do esporte poços-caldense. Espaços de lazer e esporte do município, receberão os nomes dos saudosos: Profº José Eduardo Cassarro; Marcelo Castellano e Olivino Martins de Alvarenga, o “Chico Corredor”.
O prefeito Sérgio Azevedo, comentou a representatividade dessas homenagens no município. “Para mim é uma honra muito grande estar prestando homenagens a essas personalidades, até porque todos eles foram realmente meus amigos. Até hoje são extremamente importantes para o esporte local, como referências que se tornaram. É singela mas muito significativa a oportunidade e que estará para sempre marcada em Poços de Caldas, nestes espaços que ficarão lindos.”
A nova praça do Monte Verde será nomeada como Olivino Martins de Alvarenga, “Chico Corredor”.
Emocionada, a filha do Sr. Chico Corredor, Rosmeide Aparecida de Oliveira comentou sobre a homenagem. “Fiquei muito emocionada pois acompanhei sempre meu pai no esporte, corri com ele e sigo os passos até hoje, junto à Educação Física. Estou extremamente feliz por vocês terem lembrado dele.”
A Ciclovia da Av. João Pinheiro, na Zona Oeste da cidade, receberá o nome do Profº José Eduardo Cassarro.
Esposa de Cassarro, Simone Cristina Cassarro, recebeu a homenagem e relembrou o afinco de seu marido com o esporte local. “Ele sempre se dedicou muito à secretaria de Esportes, principalmente com alguns eventos específicos como a ‘Volta ao Cristo’, e também às provas ciclísticas. A homenagem é realmente um marco, ainda mais em se tratando da ciclovia, um local bastante significativo para nós.
A praça do Jardim São Paulo, será denominada, Praça Marcelo Castellano.
A família de Marcelo se fez presente na oportunidade, e dona Vera Castellano, esposa, falou sobre a homenagem. “A família toda está muito orgulhosa dessa homenagem. As netas que amavam muito o avô e a todos que acompanharam a vida dele, com plena dedicação ao esporte. Modestamente considero uma homenagem merecida ao meu esposo.”
Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Flávio Lima e Silva, Pastor Wilson Rodrigues, Claudiney Marques e o vereador Wellington Guimarães “Paulista”, que fez o uso da palavra. “Todos tiveram muita importância em nosso meio, no esporte e junto a comunidade. Quando o prefeito enviou à Câmara para aprovação, ficamos muito felizes e houve aprovação unânime por parte do Legislativo.”
O secretário de Esportes, Fernando Santos também comentou as homenagens prestadas. “São homenagens muito justas e que valorizam toda a nossa história do esporte de Poços de Caldas. Foram grandes referências e estarão eternizados em espaços esportivos.”
Também participaram na solenidade os secretários de Governo, Celso Donato; Administração, Ana Alice de Souza e de Comunicação Social, Paulo Ney.
Conheça um pouco da história de cada uma dessas personalidades do esporte.
CHICO CORREDOR
Olivino Martins de Alvarenga, mais conhecido como “Chico Corredor”, ou “Seu Chico”, por mais de 40 anos, dedicou sua vida ao esporte. Treinava crianças para diversas competições e corridas como a “São Silvestrinha”.
Nascido na cidade de Poço Fundo (MG), Chico recebeu o título de cidadão poços-caldense em 1970 e chegou a ser convocado para a seleção brasileira de atletismo em 1990. Deu aula de atletismo para crianças e adolescentes nos projetos “Amanhã” e “Correr é Viver”. Dizia sempre que formava principalmente cidadãos, com o objetivo de incentivar os estudos dos jovens.
Chico morreu no dia 22 de fevereiro de 2017, aos 77 anos.
MARCELO CASTELLANO
Marcelo Castellano foi um dos grandes esportistas da história de Poços de Caldas. Foi atleta em várias modalidades pela Associação Atlética Caldense na década de 60. Atuou posteriormente como treinador no clube, onde comandou equipes de futsal, basquete e voleibol durante mais de trinta anos. Foi nomeado ainda para o cargo de secretário municipal de Esportes em Poços de Caldas no ano de 2004.
Ao longo de toda a sua vida contribuiu de forma ímpar para o desenvolvimento esportivo na cidade.
Castellano faleceu aos 81 anos de idade, no dia 1º de julho de 2018.
PROFº CASSARRO
José Eduardo Cassaro, o conhecido Professor Cassaro, sempre foi uma referência do desenvolvimento esportivo de Poços de Caldas. Servidor de carreira da Prefeitura, dedicou 31 anos de sua vida aos trabalhos na cidade. Professor de Educação Física, era conhecido e respeitado como um grande incentivador do esporte na cidade.
Foi coordenador de atividades esportivas da secretaria municipal de Esportes e integrante do Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Cassaro era o cérebro das diversas competições realizadas na cidade como Volta ao Cristo, Maratona das Águas, Copa Lázaro Walter Alvisi e com um carinho muito especial com a Olimpíada dos Trabalhadores (OLIMTRA), entre muitas outras competições. Seu último trabalho foi a etapa da Liga Sul-Mineira de Judô em Poços de Caldas.
Integrou também o Fundo Municipal Pró-Esporte; a Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte e também foi membro do Conselho Municipal de Turismo.
Cassaro faleceu no dia 17 de junho de 2018 aos 50 anos de idade, deixando esposa e uma filha, um exemplo de dedicação ao serviço público e incentivo ao esporte.