No Dia Mundial da Espirometria, comemorado no último sábado (14), a equipe da Policlínica Central realizou 27 exames de capacidade pulmonar para usuários da rede SUS. Para realizar o exame, basta procurar o ESF mais próximo para ser encaminhado a um especialista, que vai avaliar a necessidade.
De acordo com o secretário de saúde Thiago Mariano, o mutirão superou a expectativa, já que estava prevista a realização de 30 testes. “O objetivo dessa ação é auxiliar a reduzir a fila de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Saúde Fila Zero, para a realização da espirometria, auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e asma, e na avaliação de eventuais sequelas pulmonares pós-covid 19.”
No Brasil, quatro brasileiros morrem por hora, 96 por dia e 40 mil todos os anos em decorrência da DPOC. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, seguido de exposição ocupacional e ambiental envolvendo vapores químicos, poeira e outras partículas que provocam inflamação pulmonar.