Secretário Franco Martins participa da inauguração do laboratório da Agência de Inovação da Unifal

Autoridades locais e representantes da Unifal durante a inauguração do novo laboratório (foto: Diretoria de Comunicação Unifal)

A Agência de Inovação e Empreendedorismo – I9/UNIFAL-MG e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec realizaram, na última segunda-feira (04), a inauguração do Laboratório de Criação NidusLab Maker no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG.  Franco Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participou da solenidade, juntamente com o vice-prefeito Julio Cesar de Freitas e o presidente da Câmara, Douglas Souza, além da diretoria da Unifal e demais autoridades locais.
O Espaço Maker, também conhecido como FABLAB, é um ambiente de trabalho compartilhado que fomenta a criatividade e a cooperação entre os seus usuários. São laboratórios que possuem equipamentos interativos e colaborativos, aplicando o conceito da multidisciplinaridade, por meio da disponibilização de máquinas e equipamentos para uso público.
Segundo a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, a inauguração representa um salto em empreendedorismo, inovação e na cultura maker dentro da UNIFAL-MG e em toda a região, por se tratar de um ambiente aberto ao público interno e externo. “A disponibilização do espaço permitirá que diferentes ideias possam tomar forma, além de instigar a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de diversas habilidades, formando cidadãos cada vez mais autônomos, proativos e capacitados”, afirmou.
Nos últimos meses, os laboratórios foram montados e receberam os equipamentos adquiridos, como computadores, impressoras 3D, cortadoras a laser e outras ferramentas e materiais úteis à prototipagem de projetos. O valor aproximado de investimento para o espaço Maker do campus Poços de Caldas foi de R$ 152.000,00.

Convidados presentes à inauguração receberam presentes confeccionados pela nova impressora 3D

Durante a cerimônia oficial de abertura do espaço, que antecedeu a posse da nova  Diretoria de Campus e Diretoria do Instituto de Ciência e Tecnologia III, as autoridades presentes puderam conferir as instalações do novo laboratório e foram homenageadas com uma placa fabricada pela nova impressora 3D.
O secretário Franco Martins destaca a parceria entre  a Unifal e a Prefeitura. “A Unifal é referência em projetos de tecnologia em Poços e região, contando com setor específico para estas atividades e são parceiros da Sedet, no Conselho de Inovação, onde se estudam projetos em conjunto para o desenvolvimento da cidade. É uma parceria bem sedimentada e que deve render muitos frutos ainda para Poços”.
Fonte: Secom Prefeitura e Diretoria de Comunicação Social Unifal