Segurança e acolhimento foram temas de reunião entre PAEFI MULHER e Guarda Civil Municipal

Membros do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI Mulher – do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que previne, promove e assegura os direitos das mulheres, oferta apoio, orientação e acompanhamento especializado a pessoas em situação de violação de direitos, juntamente a equipe de Guardas Municipais de Poços de Caldas, tiveram uma reunião para integrar as equipes e discutiram sobre o acolhimento de mulheres vítimas de violência na casa abrigo para mulheres.

“O CREAS acolhe mulheres na casa abrigo, quando estão correndo risco de morte e precisam ser protegidas. Nesses acolhimentos a guarda municipal é parceria do CREAS, pois participam do acolhimento para garantir a segurança delas”, segundo a Gerente do CREAS, Cintia Bernardes Penha.

O Acolhimento provisório para mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos, acontece quando em situação de ameaça ou risco de morte em razão da violência doméstica ou familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. O endereço é sigiloso, para a segurança das abrigadas e de seus filhos. O funcionamento é ininterrupto e conta com equipe multidisciplinar para atendimento e apoio .

No ano de 2021, foram 4 mulheres acolhidas. Já em 2022, até o momento, 3 mulheres estiveram nessa situação.

PAEFI Mulher

Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626.