Série Vaga-lume indica Luiz Galdino

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, a Série Vaga-lume destaca um dos nomes mais marcantes da literatura brasileira contemporânea, Luiz Galdino. Nascido em 17 de julho de 1940, em Caçapava, no Vale do Paraíba, Luiz Galdino é descendente de italianos e passou sua infância em um ambiente simples no interior de São Paulo, onde descobriu a paixão pela leitura, principalmente por meio das obras de Monteiro Lobato.

Desde sua juventude, Galdino já demonstrava sua habilidade com as palavras, escrevendo artigos para o jornal da escola. Com o tempo, ele se consolidou como escritor, professor e autor brasileiro, contribuindo significativamente para a literatura do país. Sua obra abrange mais de quarenta títulos, que incluem ficção para adultos, livros infanto-juvenis e obras de não-ficção.

O destaque de Luiz Galdino, no entanto, está em sua contribuição para o público jovem. Com mais de 50 títulos publicados para crianças, adolescentes e jovens, Galdino conquistou mais de 20 premiações tanto no Brasil quanto no exterior. Alguns de seus livros alcançaram a incrível marca de quase um milhão de exemplares vendidos, evidenciando não apenas a qualidade literária, mas também o reconhecimento do público, que endossou as escolhas da crítica especializada.

Dentro da renomada Coleção Vaga-lume, Luiz Galdino emprestou sua habilidade narrativa a quatro obras que estão disponíveis para leitura nas bibliotecas municipais de Poços de Caldas:

A charada do sol e da chuva
Disponível nas bibliotecas: Centenário; Manuel Guimarães; Julio Bonazzi
Durante as férias, quatro jovens tentam ajudar um fantasma português a encontrar seu tesouro desaparecido. As divertidas cenas em que o confuso fantasma resolve aparecer garantem o tom de humor e a leveza do texto.

O brinquedo misterioso
Disponível nas bibliotecas: Centenário; Manuel Guimarães
Uma forte amizade une as irmãs Juliana e Mariana ao incrível Teleco, um robô dotado de sentimentos bem humanos e que se mete em divertidas confusões.

Pega ladrão
Disponível nas bibliotecas: Centenário; Julio Bonazzi; Manuel Guimarães
Os conflitos de Zeca no seu primeiro emprego, numa agência de publicidade, em meio ao mal-estar provocado por roubos e desconfianças.

Segura, peão! –
Disponível na biblioteca: Centenário
Lúcio é o favorito entre os jovens peões do rodeio, mas sua irmã desaparece e ele é chantageado: deverá desistir da competição para vê-la novamente. Agora só a sorte e a amizade poderão ajudá-lo a domar esse perigo.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.