Teatro da Urca recebe a Opereta Forrobodó, que celebra a obra de Chiquinha Gonzaga

Composta pela pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga, em 1912, a Opereta Forrobodó foi um dos maiores sucessos do Teatro de Revista, com cerca de 1500 apresentações, à época de sua composição. Apresentando uma burleta de costumes cariocas e, como é próprio do gênero, uma crítica à elite do Rio de Janeiro no início do século, a obra estará em cartaz em Poços, neste fim de semana, no Teatro da Urca. Com montagem realizada pela Vivace Movimento Artístico Musical, as apresentações acontecem nos dias 18 de maio, às 20h, e 19 de maio, às 17h. Ingressos: R$ 20 reais.

O projeto é uma realização da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas-MG, com patrocínio do Palace Hotel. De acordo com a diretora do espetáculo, Raquel Mantovani, esta opereta possibilitou o reconhecimento nacional de Chiquinha Gonzaga como compositora e conquistou definitivamente o grande e exigente público da época.

“Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais, abolicionista, integrante do movimento republicano, nos legou obras reconhecidas internacionalmente”, contou.

Forrobodó
Com direção geral de Raquel Mantovani e direção de produção de Maria Inês Lobão, o espetáculo celebra 30 anos da Vivace Movimento Artístico e Musical. A montagem desenrola-se tendo, a principio, uma rua do subúrbio como cenário, onde as pessoas acordam com um problema e tentam solucionar o mistério de tanto barulho.

Após a primeira cena, o cenário é o interior de uma casa de baile “FLOR DO CASTIGO DO CORPO”, onde ocorre uma “soireé dançante”. Como nos bailes das elites, há muita música e dança: quadrilha, modinha, polca e, é claro, o escandaloso maxixe. Reina a diversão, a alegria, o vinho, o “discursio” e a irreverência.

O figurino é muito diversificado, bonito e alegre, tendo em vista que copia os modelos usados na época pela corte, assim como os termos do texto muito original, incorporados pela comunidade do subúrbio carioca. Uma burleta marcante que agrada a todos, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos.

VIVACE
Segundo Raquel, foi com esse espírito que a Vivace montou, em 1999, a opereta Forrobodó, tendo sido o primeiro projeto enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura Municipal. “O projeto obteve grande êxito de público nas suas mais de 20 apresentações, levando o nome de Poços de Caldas para diversas cidades da região, onde foi apresentada”, disse.

Para celebrar os 30 anos da Vivace Movimento Artístico Musical, o ano de 2024 está repleto de inúmeras atrações. “Forrobodó foi a mais emblemática produção de nosso portfólio, portanto, nada mais simbólico para o início da série artística programada, a reapresentação dessa Opereta”.

A Vivace Movimento Artístico Musical, sob direção das musicistas Maria Inês Lobão e Raquel Mantovani, vem, ao longo de seus trinta anos de existência, desenvolvendo e promovendo um importante trabalho pedagógico, musical e artístico, formando gerações de profissionais que já atuam no mercado como músicos e artistas.

Suas produções artísticas, sempre realizadas com muito profissionalismo e esmero, conquistaram o público de Poços de Caldas, que aguarda ansioso por cada produção seguinte.

No seu quadro conta com profissionais, amadores e amantes da música, em especial do canto, erudito e popular, integrando seus grupos vocais, que são a base de toda essa realização. Além do ensino da música instrumental e vocal, desenvolve intenso trabalho voltado à formação de corais infantis, juvenis, adulto e da terceira idade.

“É de um simbolismo e emoção inenarrável reapresentarmos essa Opereta, dando início às comemorações dos nossos trinta anos de dedicação à arte em nossa cidade”, comemora Raquel.

Ficha Técnica – Forrobodó
* Iluminação e sonorização: Toninho Molina
* Cenário: Adriano Franco
* Figurino: Cláudia Papi e Uberaba Shop
* Elenco: Vocal Vivace
* Piano: Andrea Turato
* Clarineta: Otávio Quartier
* Apresentador: Adriano Franco
* Assistente de Direção: Neide Zanetti
* Direção Cênica: Flávia Granato
* Direção de Produção: Maria Inês Lobão
* Direção Geral: Raquel Mantovani

Opereta Forrobodó
Datas: 18/05, às 20h, e 19/05, às 17h.
Local: Teatro Municipal da Urca, em Poços de Caldas-MG.
Ingressos: R$ 20 reais. Podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro da Urca ou, antecipadamente, na Vivace. Mais informações: (35) 3721-6925.