Tradicional encontro vai reunir nove Companhias na Capela de Santos Reis, em 6 de janeiro de 2024

Encontro volta a ser realizado na Capela de Santos Reis

A Capela de Santos Reis, na zona leste, volta a acolher o tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis em 2024. No próximo ano, o evento acontece exatamente no dia de Santos Reis, em 6 de janeiro, sábado, a partir das 13h30min. Vão se apresentar nove Cias de Reis. Haverá também missas às 7h, 10h, 12h e 18h, esta última seguida de procissão.

A Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do tradicional encontro, realizou uma reunião no Espaço Cultural da Urca com os representantes das Cias. de Reis, que contou com a presença do Padre Sandro Henrique, para debater e alinhar os detalhes para o evento.

O encontro, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.

“O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Poços de Caldas é uma cidade que respeita e valoriza sua história. Com certeza, será um dia de muita fé, devoção e tradição do povo poços-caldense, sob as bênçãos de Santos Reis”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 06/01/2024 – sábado
Local: Capela de Santos Reis (Rua Coronel Virgílio Silva, 1391 – zona leste)
Horário: das 13h30 às 18h