Prefeitura e universidades realizam oficinas técnicas para produtores rurais

Agro Publicado em 02 de Fevereiro de 2022 - by: Prefeitura de Poços de Caldas

Na última semana, líderes comunitários e produtores rurais se reuniram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para a apresentação de oficinas rurais. Elas fazem parte de um planejamento estratégico do departamento agropecuário para este ano.

O objetivo é possibilitar um conhecimento maior dos produtores, feirantes e pessoas ligadas ao setor da administração dos seus negócios para trazer novas estratégias e praticidade na gestão das propriedades. “O aumento de produtividade vem de boas práticas de manejo, boas sementes, adubação, controle de pragas e manejo, mas não somente com isso uma propriedade pode ser rentável. É preciso conhecer os por menores da gestão administrativa da propriedade”, explicou Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário.

O trabalho é executado pela secretaria com apoio da PUC, IF Sul de Minas, Unifeob e da startup Agro Horta Net. “Este apoio das instituições, além de trazer ‘know-how’ para o projeto, possibilita uma maior conexão delas com os produtores”, disse Munhoz.

Na primeira fase, vai ser abordada a parte administrativa. Depois, os produtores vão ser divididos em diferentes classes: horticultura, cafeicultura, apicultura, culturas anuais e bovinocultura. Nesta etapa, começam as oficinas técnicas de campo com professores na área. “São inúmeros os benefícios da implementação de um gestão mais profissional na propriedade rural. Você vai administrar com mais eficiência as terras, benfeitorias, maquinários, insumos e mão de obra.

Nosso objetivo é trazer a inovação para a agricultura e pecuária através de ferramentas estratégicas que se adequam ao cenário de cada propriedade. Queremos ajudar os produtores a alcançar os melhores resultados”, finaliza o coordenador.

Produtores rurais interessados em participar das oficinas podem ligar a Sedet no número 3697-3017.