14 escolas da rede municipal vão participar do Programa Lions-Quest

Lançamento do programa em Poços foi realizado no último sábado (14)

O Programa Lions-Quest, implementado em mais de 50 países no mundo, chega a Poços de Caldas para melhorar e enriquecer as experiências educacionais dos alunos, por meio do aprendizado do mundo real. A solenidade de lançamento da iniciativa no município foi realizada no último sábado (14), seguida de formação para professores, supervisores e gestores das 14 escolas da rede municipal que receberão o programa a partir de 2020.

O Lions-Quest é um programa de habilidades para vida da Fundação de Lions Clubs International, que ajuda a criar um ambiente de sala de aula que incentiva e intensifica o aprendizado e ensina os jovens alunos a tomarem decisões positivas e manterem a autoestima, através de uma série de unidades temáticas de ensino.

Em Poços de Caldas, o programa será implantado em 14 unidades de Ensino Fundamental I e II: Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, E.M. Dona Lúcia Sacomann Junqueira, E.M. Dona Vicentina Massa, E.M. Haroldo Affonso Junqueira, E.M. Pedro Affonso Junqueira, E.M. José Avelino de Melo, E.M. José Mamud Assan, E.M. José Raphael dos Santos Netto, E.M. Lions Club, E.M. Presidente Washington Luis, E.M. Professor Edir Frayha, E.M. Nicolina Bernardo, E.M. Wilson Hedy Molinari e Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (ECAH).

Profissionais da rede municipal participaram de formação do programa

De acordo com a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, o programa vem ao encontro das diretrizes trabalhadas na rede municipal desde 2017, com foco na convivência ética nas escolas.

“A proposta Lions-Quest tem robustez teórica e será implementada nas unidades que não contam com o programa Escola da Inteligência, também voltada para a educação socioemocional, já em desenvolvimento na rede. Nossos profissionais estão participando do ciclo formativo e terão condições de aplicar o programa em 2020”, destaca.

No sábado, os profissionais da rede municipal participaram de treinamento, com a participação da Governadora do Lions Clube Paulínia/SP, Rose Watanabe. Em Poços de Caldas, a iniciativa está sendo viabilizada por meio do Lions Clube Alumínio. “Ficamos muito felizes com a participação dos professores, dos diretores e supervisores no treinamento e formação para a implantação do programa”, ressalta a presidente do Lions Clube Alumínio, professora Maria Helena Braga.

Também presente ao lançamento do programa em Poços de Caldas, o governador do Lions Clube Campinas, Nelson Mazarin, enfatizou que o projeto visa à transformação social das crianças e de toda a comunidade, com a participação dos alunos e da família.

Entre os conteúdos voltados para a educação socioemocional no ambiente escolar desenvolvidos por meio do Lions-Quest estão aprender a assumir responsabilidades, comunicar-se de maneira eficaz, estabelecer metas, tomar decisões responsáveis, entre outros. O programa oferece recursos de alta qualidade para as salas de aula e professores, além de material didático de acordo com a faixa etária dos alunos.